Veja as principais promessas de Nunes para os próximos 4 anos em SP
O Metrópoles reuniu as promessas feitas por Ricardo Nunes durante o período eleitoral que deverão ser cumpridas em sua segunda gestão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Reeleito nesse domingo (27/10) com quase 60% dos votos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se comprometeu com uma série de propostas ao longo da campanha para o próximo mandato à frente da Prefeitura de São Paulo. Boa parte dessas promessas não estavam detalhadas no plano de governo do candidato e foram crescendo à medida que os assuntos ganhavam destaque na eleição, principalmente com críticas e ataques dos rivais.
Após o primeiro turno, por exemplo, quando Nunes tentava firmar o apoio dos eleitores de Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar, o prefeito passou a prometer a transformação de todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) em centros de qualificação profissional.
Na área da saúde, pela qual foi alvo de duras críticas dos adversários, Nunes fez promessas milionárias, incluindo a construção de quatro unidades do Paulistão da Saúde – o primeiro centro desse tipo, em construção em Santana, na zona norte, já custou mais de R$ 52 milhões e ainda não foi inaugurado.
Em seu plano de governo, um documento de 35 páginas entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes não informa sobre os custos ou os prazos para a entrega desses investimentos. Nele, o candidato exalta o que foi feito durante a sua última gestão e promete dar continuidade aos trabalhos iniciados nos últimos três anos e meio.
O Metrópoles separou as principais propostas feitas por Ricardo Nunes durante a sua campanha, que estão divididas em cinco eixos: saúde, meio ambiente e zeladoria, mobilidade urbana, segurança pública e educação.
Veja as principais promessas de Ricardo Nunes
Saúde
A dificuldade no acesso a serviços de Saúde na capital é uma questão que apareceu como crítica à gestão Nunes durante o período eleitoral. Seu rival no segundo turno, Guilherme Boulos (PSol), mencionou inúmeras vezes a demora para a realização de exames e atendimentos médicos como um dos gargalos deixados pelo prefeito. Aspectos que também foram apontados por moradores de bairros da zona oeste, leste e norte em entrevista para o raio-x realizado pelo Metrópoles sobre as demandas de diferentes regiões da cidade.
Para resolver essa demanda, Nunes disse que pretende zerar a fila de exames, prometendo inaugurar um Paulistão da Saúde em cada zona da cidade – em abril deste ano, o prefeito inaugurou a primeira unidade do tipo em Santana, zona norte de São Paulo. Nunes também prometeu a inauguração de mais UPAs, UBSs, e centros de atendimento para pessoas no espectro autista, e de exames para mulheres. Na maior parte das vezes, as promessas representam uma expansão de políticas já adotadas na primeira gestão para todas as regiões da cidade.
“Até 2016, eram só 3 UPAs, hoje são 31. Eu inaugurei 19 e ainda tem mais 2 para inaugurar neste ano. No ano que vem ainda tem mais 8. No meu próximo mandato eu vou fazer 12 UPAs, mais 25 UBSs na nossa cidade. Também, nós vamos fazer os centros TEA, quais são os centros para pessoas do espectro autista, e teremos o Paulistão da Saúde, que eu já estou fazendo na zona Norte, e vamos fazer na zona leste, na zona oeste, na zona sul”, disse Ricardo Nunes em propaganda eleitoral veiculada no dia 17 de outubro.
No saldo total das promessas para saúde, Ricardo Nunes disse que irá construir:
- 12 Unidade de Pronto Atendimento (UPAs)
- 25 Unidade Básica de Saúde (UBSs)
- 4 Centros de exame da mulher
- 4 Centros Municipais para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
- 4 Unidades do Paulistão da Saúde
- 1 Casa Mãe Paulistana PCD, para acolher mulheres que cuidam de pessoas com deficiência
- Ampliar do Hospital do Servidor Público Municipal
Zeladoria, infraestrutura e meio ambiente
A capacidade da gestão Nunes para lidar com os problemas relacionados às mudanças climáticas veio à tona no contexto do apagão que atingiu São Paulo após a tempestade do dia 11 de outubro. A duas semanas do segundo turno, o evento virou munição de ataque da campanha de Guilherme Boulos contra a gestão do prefeito, acusada de ser negligente com a poda de árvores na cidade.
Apesar do apontamento, Nunes não fez promessas sobre a zeladoria. Em sua defesa, o prefeito adotou a postura contra a atuação da Enel e o governo federal sobre o caso e mencionou suas iniciativas para ampliar as áreas verdes na cidade – entre elas, o decreto de fevereiro deste ano no qual ele desapropriou 11% da área da cidade para a criação de áreas de preservação ambiental.
“Nós temos hoje 114 parques. Eu inaugurei 6, e já tem 6 para inaugurar, que a gente vai continuar cuidando, reformando e ampliando os nossos parques”, disse Ricardo Nunes em propaganda eleitoral veiculada no dia 15 de outubro.
Dentro do tema do meio ambiente, Nunes também fez promessas voltadas para o problemas de enchentes da cidade. No saldo, o prefeito prometeu:
- Concluir 61 obras de drenagem
- 8 novos piscinões
- 6 novos parques
- Incentivar o uso de veículos que usam combustíveis limpos para a frota de táxis e transporte escolar na cidade
- Continuar a substituição da frota de ônibus movido à diesel por veículos elétricos
Empreendedorismo e economia
A geração de empregos na capital paulista também ganhou atenção especial de Nunes, sobretudo no segundo turno, quando ele buscou atrair os votos destinados ao influenciador Pablo Marçal (PRTB).
Nesse aspecto, sua principal promessa foi de implementar o programa Empreenda SP em todos os CEUs da cidade, para transformá-los em centros de qualificação profissional, com direito a cursos de tecnologia e inovação para “ quem quer empreender e criar o próprio negócio”.
Nunes também disse que os jovens da cidade serão contemplados com os chamados agentes de oportunidade, “que irão de casa em casa oferecer para as famílias os melhores cursos de formação profissional da Prefeitura” (falas da propaganda do dia 16 de outubro). No saldo, o prefeito prometeu:
- 10 estúdios da Rede Daroa, para oferecer cursos de economia criativa na periferia
- Empreenda SP em todos os CEUs
- Ampliar o programa Meu trampo para aumentar as vagas destinadas a jovens empreendedores
- Programa dos Agentes de Oportunidade
Mobilidade urbana
Para a mobilidade urbana, o prefeito apostou em promessas voltadas para a entrega de corredores de ônibus e na ampliação de programas que marcaram a sua gestão. A tarifa zero aos domingos, por exemplo, deverá ser expandida com o programa Mamãe Tarifa Zero, que prevê a gratuidade na passagem para mães levarem filhos às escolas durante toda a semana.
“Hoje estou fazendo 72 quilômetros de corredor. Corredor Vila Bueno, Boi Mirim, Itapecerica, Interlagos estão em obras, o corredor da radial leste está assinado o contrato, também tem o corredor Aricanduva, Santo Amaro, Sena Madureira. Já estou fazendo obras da Pirituba-Lapa, pela extensão da Raimundo Pereira de Magalhães. E vou falar para vocês além de fazer o BRT, o VL e melhorar os corredores, o transporte aquático tá lá no Grajaú (…) e ainda tem a ponte Graúnas Gaivotas”, disse Ricardo Nunes no programa do dia 18 de outubro, detalhando onde serão implementados os corredores do ônibus e BRTs.
O prefeito também prometeu um segundo subaquático para a cidade, dessa vez na represa de Guarapiranga. Para a mobilidade urbana, Nunes disse que vai implementar:
- 14 novos corredores de ônibus e BRTs (Entrega de 8 e início de 6 novas obras)
- 200 km de Faixa Azul exclusiva para motociclistas
- Subaquático da represa de Guarapiranga
- Programa Mamãe Tarifa Zero
- Sistema de Veículo Leve sob Trilhos (VLT)
- Expansão das ciclovias
- Concessão dos Terminais de ônibus do Bloco Leste
- Construção de Novos Terminais de Integração de Ônibus
- Requalificação de calçadas e calçadões
- Extensão da Marginal Pinheiros
Segurança
A questão da insegurança também foi um dos aspectos em que Ricardo Nunes recebeu ataques de seus rivais, sobretudo devido ao alto número de furto de celulares na cidade. Para combater este problema, o prefeito prometeu aumentar o número de agentes da Guarda Civil Militar (GCM) e expandir o programa de monitoramento por câmeras da cidade, o Smart Sampa. Nesse aspecto, as promessas de Nunes foram:
- 40 novas Bases Comunitárias na periferia da cidade
- 1.500 câmeras nas escolas municipais, como expansão do smart sampa
- Aumentar o efetivo da GCM, com a contratação de 2 mil novos agentes, além da modernização de equipamentos e treinamento contínuo dos agentes, reorganizando a estrutura territorial do centro e garantindo mais guardas na periferia.
Educação
As propostas de melhorias da educação municipal foram centradas na ampliação do ensino integral, além da criação de novas unidades do Centro Educacional Unificado, os CEUs – durante a sua primeira gestão, Ricardo Nunes não chegou a inaugurar nenhum CEU, o que foi diversas vezes criticado por Boulos.
“Eu vou ampliar a escola em período integral, que vai chegar em até 500 mil estudantes, da pré-escola até a alfabetização. Anota aí, eu vou entregar 10 novos CEUs, 15 polos de escolas de talento para cada vez mais oportunidade”, disse Ricardo Nunes, no dia 15 de outubro.
As promessas para educação foram:
- Ampliar escola em tempo integral para mais de 500 mil alunos, priorizando a pré escola
- 15 escolas de talento para os alunos desenvolvem atividades artísticas no contraturno escolar
- 10 novos CEUs até 2028
- Ampliar o programa de salas digitais
- Projeto Rolê Ecológico para para 40 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
- Fortalecer o combate à evasão escolar
- Reduzir os indicadores de distorção idade/série.