metropoles.com

Valdemar faz “pedido pessoal” no PL por apoio a conterrâneo no TCE

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto quer que bancada na Alesp apoie o deputado federal Marco Bertaiolli, ex-prefeito de Mogi das Cruzes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Valdemar Foto colorida do presidente do PL Valdemar Costa Neto - Metrópoles
1 de 1 Valdemar Foto colorida do presidente do PL Valdemar Costa Neto - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

São Paulo – O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reuniu a numerosa bancada do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na segunda-feira (7/8), para fazer um “pedido pessoal”, como ele mesmo enfatizou aos correligionários.

O cacique quer que os 19 parlamentares da sigla apoiem a indicação do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) para a próxima vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que será aberta no mês que vem com a aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues.

Embora seja aliado do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, Bertaiolli é natural de Mogi das Cruzes, reduto eleitoral de Valdemar na Grande São Paulo, onde já foi prefeito por dois mandatos.

Como o Metrópoles mostrou, os dois dirigentes partidários fecharam acordo nos bastidores pela indicação do deputado federal, mas faltava a Valdemar acertar o apoio com os parlamentares da Alesp, a quem cabe a escolha da próxima vaga de conselheiro do TCE, órgão responsável por fiscalizar as despesas do governo estadual e das prefeituras paulistas.

Nessa segunda-feira, Valdemar fez questão de reunir a bancada do PL na sede do partido, na capital paulista, para fazer o apelo político. Sem entrar em detalhes, classificou a indicação de Bertaiolli como uma “necessidade” e levou o deputado do PSD ao encontro para inibir qualquer reação contrária.

A ação de Valdemar visou minar as chances de outros postulantes à cadeira no TCE dentro do seu próprio partido ou na base de apoio ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp. O principal deles é o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), que tenta viabilizar seu nome há alguns meses.

Na semana passada, um grupo de deputados estaduais iniciou uma articulação para que o próximo indicado a conselheiro do Tribunal de Contas seja um parlamentar da Alesp e não um “outsider” apadrinhado por caciques políticos ou autoridades de outro poder.

Além de Bertaiolli, surgiu na corrida ao TCE nas últimas semanas o nome do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, que foi diretor do Detran paulista entre 2017 e 2019, nos governos do PSDB, e diretor da Telebras durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Max, como é conhecido, é apadinhado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado já ligou para Tarcísio manifestando seu desejo pela indicação do aliado. Tanto Max quanto Bertaiolli visitaram conselheiros do TCE recentemente em campanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?