metropoles.com

Valdemar diz que Kassab “jamais” será vice e promete Tarcísio no PL

PL inicia campanha para dizer que, se Bolsonaro não puder concorrer em 2026, ele irá escolher o candidato à Presidência do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida mostra Valdemar Costa Neto falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Valdemar Costa Neto falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Em reunião do PL em São Paulo para alinhar as candidaturas para prefeito e vereador deste ano, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, voltou a dizer que Tarcísio de Freitas (Republicanos) migrará para seu partido, mas afirmou que seu secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD) “jamais” será candidato a vice em uma nova eleição para o governador.

“O Kassab, o sonho dele, é ser vice do Tarcísio”, disse Valdemar. “Porque, depois, o Tarcísio sai para senador ou sai para presidente e ele assumiria o governo do Estado por oito meses”, complementou. “O Kassab não vai ser jamais, porque nós não vamos deixar”.

As falas sobre Kassab foram feitas em um discurso de cerca de 20 minutos em que o cacique falou de suas expectativas para as próximas eleições municipais e sobre a relação da sigla com Tarcísio e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – com quem Valdemar não pode conversar por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conflito com Kassab

Valdemar deixou claro que a insatisfação com Kassab decorre do fato de o PL não ter espaço no governo Tarcísio da mesma forma como o PSD – a secretaria controlada por Kassab tem entre as funções firmar acordos com prefeitos e outras entidades e é cobiçada pela capacidade de transferir recursos financeiros a aliados.

“Eu fiquei feliz [quando Kassab se aliou à campanha para o governo], porque ia ter alguém para ajudar o Tarcísio, que não conhecia São Paulo”, disse Valdemar. “Mas deu tudo certo, ele ganhou, pegou a melhor secretaria do governo e nunca chegou para nós e disse ‘olha aqui, peguei essa secretaria, vocês estão com muita dificuldade com o Tarcísio, mas aqui vou deixar uma área da secretaria com o PL”.

Valdemar destacou  que “o pessoal da direita” está muito descontente, citando a própria bancada do PL. Ele disse que Tarcísio e seus auxiliares diretos conhecem “zero” de política e criticou as dificuldades do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), considerando que a bancada aliada é maioria.

O dirigente falou também, publicamente, para uma plateia de cerca de 300 filiados, que Tarcísio lhe garantiu que migrará para o PL – informação nunca confirmada pelo governador. A articulação foi feita pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), segundo o dirigente.

“Quando ele [Tarcísio] vier, tenho certeza que vou poder colaborar com ele, por gente para ajudar o Tarcísio na política. Ele não tem quem faça isso para ele. Ele colocou gente séria com ele no governo, gente qualificada, mas que não entendem do assunto, não entendem de política.”

Bolsonaro nas eleições

O PL inicia neste fim de semana uma campanha publicitária, dentro da propaganda obrigatória partidária de rádio e TV, em que vai dizer que, caso Bolsonaro se mantenha inelegível, será o ex-presidente quem indicará o nome do partido para disputar as próximas eleições presidenciais.

Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à inelegibilidade por causa da reunião do ex-presidente, ainda no cargo, em 2022, com embaixadores estrangeiros, na qual que ele tentou colocar em descrédito o processo eleitoral brasileiro, sem provas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?