metropoles.com

Vacinação contra HPV é ampliada para jovens de até 19 anos em SP

Antes, a vacinação era destinada à crianças entre 9 e 14 anos; após o anúncio da Prefeitura nesta sexta, jovens até 19 anos serão inclusos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra aplicação de vacina da dengue; campanha de vacinação - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São Paulo — A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (3/5) a ampliação da vacinação contra HPV para jovens com idades entre 15 e 19 anos. Antes da medida, os imunizantes eram destinados apenas à faixa etária dos 9 aos 14 anos.

A vacina protege contra quatro tipos de papilomavírus humano responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo de útero, um dos que mais atinge as mulheres, além de outros cânceres e verrugas genitais.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana de Souza Araújo, menciona estudos realizados ao longo dos 10 anos após o lançamento da vacina feito em 2014:

“Esses estudos trazem evidências robustas de que uma dose da vacina pode fornecer proteção contra o HPV igual a duas ou três doses, além de facilitar a logística da vacinação”, afirmou.

A iniciativa do governo segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Ministério da Saúde, oito em cada dez pessoas sexualmente ativas serão infectados com um ou mais tipos de HPV durante suas vidas. A faixa etária mais atingida são as pessoas do grupo com até 25 anos.

Aumento da adesão

Com a ampliação do esquema vacinal, a expectativa do PMI é que a adesão aumente:

“As mudanças no esquema vacinal, portanto, representam a possibilidade de uma maior adesão à vacinação, aumento da cobertura vacinal e consequentemente imunidade a um maior contingente populacional, além da oportunidade para a inclusão de outros públicos prioritários”, afirmou Mariana de Souza, que ainda completou afirmando que as equipes da UBSs procurarão jovens não vacinados e realizarão campanhas de vacinação nas escolas.

Índice abaixo da meta

A cidade de São Paulo adotou a vacina contra o HPV há 10 anos. De lá para cá, o município já aplicou mais de dois milhões de doses. 72,41% das meninas de 9 à 14 anos já tomaram o imunizante. Entre os meninos da mesma faixa etária, o índice cai para 43,37%. A meta do Ministério da Saúde e almejada pelo PMI é de 80%.

Para ser vacinado, os jovens devem procurar a UBS mais próxima de casa e levar consigo o RG e o cartão do SUS. As UBSs funcionam de segunda a sexta das 7h às 19h, e as AMAs/UBS Integradas também funcionam aos sábados no mesmo horário.

Imunossuprimidos

A vacina contra o HPV está disponível ainda para homens e mulheres de até 45 anos imunossuprimidos – pessoas que vivem com HIV, Aids, com imunodeficiência primária ou algum problema na imunidade, em uso de drogas imunossupressoras, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, e pacientes oncológicos com doença em atividade ou até alta médica – e para vítimas de violência sexual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?