Vacinação contra a gripe: campanha começa nesta 6ª feira em SP
Campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta sexta (22/3) na cidade de São Paulo em grupo que inclui crianças e gestantes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A campanha anual de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, tem início nesta sexta-feira (22/3) na cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no sábado (23/3), será realizado o “Dia D”, com as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas das 8h às 17h.
Serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas e quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e portadoras de doenças crônicas, além de imunossuprimidos.
Segundo a secretaria, a campanha passa a contemplar também as pessoas com maior exposição à doença a partir de 1º de abril. A estimativa para este ano é a de que 4,5 milhões de pessoas sejam imunizadas. No ano passado, foram aplicadas 4 milhões de doses.
Serão vacinados, já em abril, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico ao superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.
A secretaria afirma que a vacina é segura e reduz complicações respiratórias e pneumonia. A dose começa a fazer efeito após duas semanas.
De acordo com as autoridades, a campanha começa no outono para oferecer a proteção durante o inverno, período com maior circulação do influenza.