Vacinação contra gripe é ampliada para todos com mais de 6 meses em SP
Após recomendação do Ministério da Saúde, ampliação acontece a partir desta quinta-feira na capital, em todos os postos de saúde e AMAs
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Após a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ter anunciado a ampliação da vacinação contra a gripe para todos os brasileiros com mais de seis meses de idade, a Prefeitura de São Paulo começa a seguir a recomendação a partir desta quinta-feira (2/5).
A imunização contra a gripe pode ser feita na capital em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que estão funcionando em horário estendido, até 22h.
“A ampliação […] vai contribuir para proteger a população, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença. Certamente, vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Fases da campanha
Este ano, a campanha de vacinação em São Paulo começou no dia 22 de março por fases. Na primeira delas, foram contempladas as pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.
A partir de 1º de abril, a campanha passou a atender também as pessoas com maior exposição para a doença, conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI): trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.
Cobertura vacinal
No total, até a última terça-feira (30/4), 1.069.443 doses da vacina contra a gripe tinham sido aplicadas, totalizando, quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o município.
Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Os moradores de São Paulo podem encontrar a unidade mais próxima de suas casas por meio da plataforma Busca Saúde.
Confira quais são os principais sintomas da gripe: