USP volta a ocupar lista das 200 melhores universidades do mundo
Universidade de São Paulo (USP) é a instituição latino-americana mais bem colocada no The World University Ranking, divulgado esta semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição latino-americana mais bem colocada no The World University Ranking, divulgado na terça-feira (8/10) pela consultoria britânica Times Higher Education, e passou a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo.
O anúncio foi feito durante o evento The World Summit 2024, realizado entre segunda e quinta-feira (7 a 9/10) em Manchester, no Reino Unido. A USP ficou na 199ª posição na lista — a última vez em que a instituição brasileira apareceu no ranking internacional foi em 2013.
Considerando os indicadores individualmente, a instituição de ensino de São Paulo figura entre as 100 primeiras universidades nos indicadores de Ensino (78ª posição) e Ambiente de Pesquisa (84ª).
A seleção é feita com base na avaliação de 2.092 universidades de 115 países. A análise levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).
Lideram a lista instituições de ensino dos Estados Unidos, com 174 posições. Em seguida, vêm Japão (119), Índia e Reino Unido (cada uma com 107 universidades contempladas).
Entre as instituições latino-americanas, as brasileiras ocupam as melhores colocações. Depois da USP, as universidades mais bem posicionadas foram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo entre 351-400, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo 601-800. Ao todo, o Brasil tem 61 instituições classificadas.
As primeiras colocações ficaram com a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e a Universidade Harvard.