USP entra no ranking das 100 melhores universidades do mundo
Universidade de São Paulo (USP) subiu 30 posições em ranking internacional e entrou na lista das 100 melhores do mundo neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Melhor instituição de ensino superior da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) entrou na lista das 100 melhores universidades do mundo, segundo a 20ª edição do ranking universitário da QS World, divulgado nesta terça-feira (27/6) pela editora Quacquarelli Symonds, do Reino Unido.
A USP subiu 30 posições em relação ao levantamento do ano passado e chegou a 85ª melhor universidade do mundo neste ano, de acordo com o ranking da QS World, um dos três mais respeitados do planeta. A universidade paulista registrou 62,8 pontos de um total de 100.
O ranking é liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, que se mantém no topo pelo 12º ano consecutivo, com 100 pontos. Em seguida, aparece a Universidade de Cambridge, que já era vice-líder, com 99,2 pontos, e Universidade de Oxford, com 98,9 pontos.
A segunda melhor universidade brasileira é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no 220º lugar, com 42,7 pontos, e a terceira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 371º, com 29,9 pontos.
O ranking considerou 17,5 milhões trabalhos acadêmicos e a opinião de 240 mil professores, alunos, funcionários e donos de escolas.