USP cai para 2º em ranking de melhores universidades da América Latina
No ranking mundial, a USP perdeu sete posições, caindo do 85º lugar para a 92ª posição na lista da Quacquarelli Symonds (QS)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) caiu para o segundo lugar no ranking da Quacquarelli Symonds (QS), especialista global em educação superior, de melhores da América Latina.
A Universidade de Buenos Aires (UBA) retomou a liderança na lista, que havia perdido em 2023. Em terceiro lugar, aparece a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC).
A segunda universidade brasileira com mais alta pontuação no levantamento foi a Unicamp (Universidade de Campinas), 9ª melhor na América Latina.
Melhores do mundo
Pelo 13º ano seguido, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) aparece no topo do ranking como melhor universidade do mundo. O Imperial College London ocupa o segundo lugar. A Universidade de Oxford e a Universidade de Harvard permanecem em 3º e 4º lugar, respectivamente, enquanto a Universidade de Cambridge completa os cinco primeiros.
A USP caiu sete posições e saiu do 85º lugar para o 92º. Já a Unicamp aparece na 232ª posição. A Universidade de Buenos Aires ficou em 71º.
Os Estados Unidos são o país mais representado, com 197 instituições classificadas, seguidos por Reino Unido, com 90, e pela China, com 71.
Já o Brasil abriga 35 universidades classificadas na lista da QS World.