USP abre vagas para todos os cursos pelo Provão Paulista; são 1.500 no total
No próximo ano letivo, Provão Paulista será forma de ingresso para os cursos da USP, Unicamp, Unesp, Univesp, Fatecs e Centro Paula Souza
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A partir de 2024, a Universidade de São Paulo (USP) vai oferecer vagas em todos os cursos por meio do Provão Paulista, nova forma de avaliação da Secretaria Estadual da Educação que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais.
No total, serão ofertadas 1.500 vagas por meio do Provão, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Apenas a graduação em Música não terá a avaliação como forma de ingresso, por conta da prova prática. A decisão do Conselho Universitário aconteceu em reunião realizada nessa terça-feira (1°/8).
A Faculdade de Medicina vai oferecer 24 vagas pelo Provão. Já a de direito do Largo São Francisco, 63 vagas. Em psicologia, serão 10 vagas das 70. Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a oferta é de 225 vagas. Todas as vagas podem ser consultadas aqui.
Além da USP, a avaliação dará acesso, já para o ano letivo de 2024, a cursos superiores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.
A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.
Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados das provas aplicadas ao longo das três séries.