USP abre inscrição para programa voltado a pessoas a partir de 60 anos
Programa é gratuito e aberto também para pessoas de fora da comunidade universitária; ao todo, são 4 mil vagas na USP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta segunda-feira (29/1) as inscrições do programa USP 60+, voltado a pessoas com 60 anos de idade ou mais. Ao todo, são 4 mil vagas em disciplinas de cursos de graduação e em atividades como cursos, palestras, excursões e turmas de prática de esportes.
O programa é gratuito e aberto também para pessoas de fora da comunidade universitária. Para se inscrever, basta acessar o site do USP 60+. O prazo de inscrição termina no dia 20 de fevereiro.
Entre as atividades, há, por exemplo, vagas para dança de salão, oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo. Em caso de dúvidas, os interessados podem mandar e-mail para usp60@usp.br.
O programa USP 60+ foi concebido pela professora Ecléa Bosi. Este ano a iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, completa 30 anos de existência.
Também foram abertas as inscrições para a Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora – braço do movimento negro que se mobiliza pela educação popular. O cursinho prepara os alunos para provas de vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos
No total, são 3 mil vagas gratuitas e destinadas a estudantes negros, quilombolas, indígenas, imigrantes, trabalhadores e de periferias. No estado de São Paulo, as aulas são realizadas nos 30 núcleos de educação popular localizados nos municípios paulistas de Atibaia, Bebedouro, Cotia, Jacareí, Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Mauá e na capital de São Paulo.
O programa também ocorre no Rio de Janeiro, nos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mesquita e na capital fluminense.
Estudantes que não residam em São Paulo ou Rio de Janeiro também podem participar. Nesse caso, acompanham as aulas por meio do Núcleo Virtual.
As inscrições podem ser feitas pelo site.