metropoles.com

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em trem, ônibus e metrô de SP

Governo Tarcísio de Freitas decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prefeitura de Sao Paulo volta a recomendar uso de máscara em locais fechados
1 de 1 Prefeitura de Sao Paulo volta a recomendar uso de máscara em locais fechados - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu nesta quinta-feira (2/3) retirar a obrigatoriedade de o passageiro usar máscara no transporte público do estado de São Paulo.

A medida é válida para trens, ônibus e metrô e segue orientação do Comitê Científico, segundo o governo. O fim da obrigatoriedade deve ser publicado na sexta-feira (3/3), no Diário Oficial, passando a valer a partir de então.

Segundo o governo, a recomendação de uso de máscara permanece, principalmente para quem apresentar sintomas respiratórios ou fizer parte de grupos de risco: pessoas acima de 65 anos, imunossuprimidos ou com comorbidades

O governo Tarcísio decidiu rever a obrigatoriedade da máscara após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizar a medida de proteção em aviões e aeroportos no Brasil, na quarta-feira (1º/3).

Em setembro de 2022, o governo Rodrigo Garcia (PSDB) chegou a derrubar a obrigatoriedade no transporte público de São Paulo, sob o argumento de queda de internações e de mortes por Covid-19. Dois meses depois, em novembro passado, o número de infecções voltou a subir e as máscaras tornaram a ser obrigatórias.

O governo Tarcísio afirma que 90% da população está vacinada e que monitora a situação da pandemia e do sistema de saúde.

“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Capital adere

Na capital paulista, a gestão Ricardo Nunes (MDB) confirmou que também vai retirar a obrigatoriedade de máscara nos ônibus municipais. “O uso segue obrigatório em unidades de saúde públicas, filantrópicas e privadas”, diz a Prefeitura, em nota.

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua monitorando, diariamente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na capital, por meio das notificações de casos e internações”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?