Unicamp: professor é detido após ameaçar aluno com faca durante greve
Vídeo mostra seguranças apartando briga entre professor e estudante no campus da Unicamp durante greve dos alunos nesta terça-feira (3/10)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi detido, na manhã desta terça-feira (3/10), após ameaçar um estudante com uma faca e agredi-lo fisicamente. O aluno alega que havia interrompido a aula do docente para comunicar que os estudantes entraram em greve para apoiar a paralisação promovida na capital paulista.
“O professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim, vindo para cima”, disse o estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Em vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo), o docente aparece agredindo o estudante dentro do campus da universidade, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A situação foi apartada por seguranças da Unicamp.
De acordo com o DCE, o professor também teria partido para cima de outro aluno com um spray de pimenta. “Exigimos a exoneração imediata do agressor e sua prisão, visto que cometeu um crime que conta com testemunhas, fotos e vídeos”, diz o diretório no Instagram.
O professor, que trabalha no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, não teve o nome divulgado. Ele foi levado para o 1º Distrito Policial de Campinas, assim como os dois estudantes que alegam terem sido agredidos.
Em nota, a Unicamp afirma que a reitoria repudia os atos de violência e que o professor será investigado pelo ocorrido.
“A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis. Ressalte-se, ainda, que a reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos”, diz o texto.