metropoles.com

Unicamp investigará professor que ameaçou aluno com faca durante briga

Processo administrativo foi aberto nesta quarta-feira (4/10) pelo reitor da instituição; vídeo mostra professor agredindo aluno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida mostra homem encapuzado sendo colocado em viatura da polícia. Ele é um professor da Unicamp, que ameaçou um aluno com uma faca dentro do campus da instituição - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra homem encapuzado sendo colocado em viatura da polícia. Ele é um professor da Unicamp, que ameaçou um aluno com uma faca dentro do campus da instituição - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu um processo administrativo para investigar o professor que teria ameaçado um aluno com uma faca durante uma briga no campus da instituição nessa terça-feira (3/10).

O despacho determinando a investigação foi assinado pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, nesta quarta-feira (4/10).

Segundo o reitor, um relatório feito pela equipe responsável pela segurança da universidade revelou que o professor estava com uma faca e um spray de pimenta quando abordou o aluno.

Em nota publicada no site da Unicamp, Meirelles classificou o episódio como inadmissível.

“O que aconteceu foi de extrema gravidade. É inadmissível, sob qualquer ponto de vista. Na verdade, um dos episódios mais tristes da história da Unicamp”, disse o reitor.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o docente agredindo o estudante dentro do campus da Unicamp, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, no interior de São Paulo. A situação foi apartada por seguranças da universidade (veja vídeo abaixo).

Meirelles afirma que a instauração do processo administrativo foi feita para “garantir que episódios como esses jamais voltem a acontecer”. O prazo para a conclusão da investigação é de 60 dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período de tempo.

Segundo a universidade, o processo pode culminar na demissão do docente. O professor, que dava aulas na graduação e na pós-graduação do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC), já havia sido afastado das atividades nesta terça.

A disciplina ministrada por ele na graduação do instituto foi assumida por outro educador. Já a turma da pós-graduação estava sem substituto até a tarde desta quarta.

Vítima

A briga entre o professor e o aluno teria começado depois que o estudante interrompeu uma aula para comunicar o início de uma greve estudantil.

“O professor pegou no meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim, vindo para cima”, disse o estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

De acordo com o DCE, o professor também teria partido para cima de outro aluno com um spray de pimenta. “Exigimos a exoneração imediata do agressor e sua prisão, visto que cometeu um crime que conta com testemunhas, fotos e vídeos”.

A Polícia Civil registrou um “termo circunstanciado” do caso – quando o delegado entende que o fato corresponde a uma infração de menor potencial ofensivo – e acatou a versão do professor.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), após os depoimentos, o docente foi considerado vítima de “lesão corporal” e “incitação ao crime”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?