Unicamp fará vestibular de manhã pela 1ª vez por “mudanças no clima”
Instituição vai selecionar estudantes para 2.537 vagas. Inscrições para o processo seletivo da Unicamp começaram nesta quinta-feira (1º/8)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicará, pela primeira vez na história, as provas do vestibular no período da manhã.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º/8), dia em que as inscrições para o processo seletivo da instituição, que irá selecionar estudantes para 2.537 vagas em 69 opções de cursos, foram abertas.
Segundo a Unicamp, a mudança foi feita para evitar o calor intenso e as fortes chuvas no interior de São Paulo, consequência de eventos climáticos extremos, comuns na época em que o exame é realizado.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, órgão responsável pelo vestibular, afirma que a medida foi tomada para evitar prejuízos aos candidatos.
“A nossa preocupação é aquilo que tem se apresentado na prova ao longo dos últimos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. Nós tivemos, nos últimos anos, de forma leve, umas quedas de energia, problemas em ar condicionado, além de alguns exames que ficamos sabendo que tiveram que ser cancelados por conta disso. E nós não queremos fazer isso”.
Com isso, o vestibular da Unicamp, tradicionalmente aplicado no período da tarde, terá início às 9h (horário de Brasília), com duração de cinco horas. O comitê organizador da prova recomenda que os candidatos cheguem com antecedência de uma hora e estejam no local por volta das 8h.
A primeira fase do vestibular da Unicamp será em 20 de outubro. Já a segunda etapa está prevista para os dias 1º e 2 de novembro.
As inscrições para a prova tiveram início nesta quinta-feira (1º/8) e podem ser feitas até 30 de agosto no site da Comvest.
A taxa de inscrição custa R$ 210 e pode ser paga até o dia 10 de setembro.