Unicamp abre inscrições para vestibular com mudanças no número de questões
Inscrições para vestibular da Unicamp abrem nesta segunda-feira (31); primeira fase acontece em outubro e a segunda em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira (31/7) as inscrições para o Vestibular Unicamp 2024. A primeira fase da prova será no dia 29 de outubro, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Pela primeira vez, a universidade aplicará todas as suas provas até o final do ano.
Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Música em setembro e outubro. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas e Artes Visuais e Dança, elas ocorrerão entre os dias 7 e 9 de dezembro.
O edital do vestibular está disponível no site da Unicamp.
Mudanças nas provas
A Comissão Parlamentar para os Vestibulares (Comvest), que administra o vestibular da Unicamp, anunciou mudanças no números de questões para o próximo vestibular, tanto na primeira fase quanto na segunda etapa.
Na primeira fase, passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de oito para sete em cada uma.
Na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas. Para os cursos de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde, o número de questões de Matemática passará de seis para quatro.
Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.
O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, a ser aplicada dia 29 de outubro e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Novo ensino médio
A Comvest informa que não serão cobrados dos vestibulandos conteúdos relacionados aos itinerários formativos variados que estão sendo desenvolvidos pelas escolas no ensino médio. As provas do Vestibular Unicamp irão abranger exclusivamente conhecimentos e conteúdos que fazem parte da formação básica geral e comum a todos os estudantes do ensino médio, ou seja, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Inglês.