metropoles.com

Chapa do União para vereador reúne de youtuber radical a ex de Zezé

União traz chapa com defensores dos animais, influencer de direita e Zilu, ex-Camargo, em projeto para aumentar bancada sem Milton Leite

atualizado

Compartilhar notícia

Richard Lourenço / Rede Câmara
Imagem colorida mostra Milton Leite e outros vereadores conversando na Câmara Municipal sobre o Parque do Bixiga- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Milton Leite e outros vereadores conversando na Câmara Municipal sobre o Parque do Bixiga- Metrópoles - Foto: Richard Lourenço / Rede Câmara

São Paulo — A chapa de candidatos a vereador apresentada pelo União Brasil para as eleições deste ano na capital paulista reúne de famosos da TV a radicais de direta na busca para obter ao menos 8% de todos os votos para a Câmara Municipal, segundo cálculos do cacique do partido na cidade, o vereador Milton Leite (foto em destaque).

Ao tratar da lista de indicados, no último sábado (20/7), durante a convenção do União, na sedo do partido na zona sul paulistana, o vereador e presidente da Câmara Municipal afirmou que a chapa era de “centro-direita”, mas que um quarto do partido é composto por políticos de “centro-esquerda”.

“O União Brasil apresenta uma chapa fortíssima para vereadores na capital de São Paulo. As grandes expressões, nós temos segurança em dizer”, disse Milton Leite.

“Nossa chapa, temos de respeitar, ela caminha de centro para direita com alguma parcela de esquerda”, disse. “Eu respeito os 20%, 25% que temos de centro-esquerda no partido, o União Brasil não é um partido que veda as falas de quaisquer que sejam os parlamentares, que na Câmara Municipal de São Paulo terão liberdade de agir. Os que forem eleitos estarão falando para seus mandatos, aquilo que eles representam para a sociedade”, completou.

Entre os candidatos, há nomes como o do apresentador bolsonarista Adrilles Jorge, ex-Jovem Pan. Há também outros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o do youtuber radical Paulo Kogos e da oncologista Nise Yamaguchi, médica que ficou famosa pelas posições negacionistas durante a pandemia de Covid-19 e chegou a ser cotada para assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro.

Com o deputado federal Kim Kataguiri abrigado no União, o grupo Movimento Brasil Livre (MBL), do qual ele faz parte, lançou seus candidatos na cidade pela sigla: o coordenador Renato Battista e a influencer Amanda Vettorazzo.

O partido também investe no nicho da proteção aos animais, bandeira que vem obtendo resultados eleitorais favoráveis. A chapa traz o ativista Dirceu Caramaschi e a apresentadora de TV Luisa Mell.

Outro nome da legenda é o de Zilu Godoi, ex-mulher do cantor Zezé di Camargo, da dupla Zezé di Camargo & Luciano.

Seis dos sete vereadores com mandato na sigla tentarão a reeleição. A exceção é o próprio Milton Leite, que vem dizendo que não irá disputar a corrida eleitoral deste ano — ele lança dois de seus assessores no lugar, além de apoiar nomes como o do ex-presidente da SPUrbanismo, Cesar Azevedo.

O partido ainda não decidiu se vai apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ou se lançará nome próprio, segundo disse o presidente estadual da legenda, o deputado federal Alexandre Leite, filho de Milton Leite. Kim Kataguri chegou a lançar pré-candidatura e o próprio presidente da Câmara confeccionou um banner com seu nome para prefeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?