metropoles.com

União pode deixar coligação de Nunes e levar Avante para apoiar Marçal

União Brasil e Avante manifestam insatisfação com o prefeito Ricardo Nunes e discutem desembarque conjunto da coligação em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yuri Salvador/Rede Câmara/Divulgação
Imagem colorida mostra o vereador Milton Leite, um home pardo, de cabelo grisalho, vestindo um terno azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o vereador Milton Leite, um home pardo, de cabelo grisalho, vestindo um terno azul - Metrópoles - Foto: Yuri Salvador/Rede Câmara/Divulgação

São Paulo – Um eventual desembarque do União Brasil da coligação do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), pode levar junto o Avante, outro dos 10 partidos que declararam apoio à reeleição do emedebista.

A possível ruptura do União com Nunes foi mencionada na semana passada pelo presidente municipal do partido, o vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal e um dos maiores aliados do prefeito.

Segundo apurou o Metrópoles, os partidos estariam incomodados com a falta de protagonismo dentro da coligação e da atenção dada por Nunes ao grupo do PL ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do lado do União, a insatisfação com o não cumprimento de promessas teria se somado ao desejo do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, de emplacar candidatura própria ou ao menos a vice em uma das chapas na capital paulista.

No caso do Avante, a insatisfação também é com falta de cumprimento de  acordos, segundo o vice-presidente do partido, Leandro Mascarenhas. “Tivemos uma conversa com o União no sábado e devemos ter outra nesta semana”, afirma o dirigente, que só vê espaço para entendimento com Nunes caso haja mudanças de postura.

Efeito Marçal

Nas últimas semanas, caciques nacionais do União têm se reunido com a pré-campanha do influenciador Pablo Marçal (PRTB), que disputa o eleitorado de direita com Nunes, para discutir uma eventual aliança.

Em troca, o PRTB teria oferecido apoiar o governador goiano Ronaldo Caiado na disputa à Presidência da República em 2026 e também o posto de vice ao União, que já estuda algumas opções como a ativista da causa animal Luisa Mell e a médica Nise Yamaguchi, conhecida por ter sido defensora do uso da cloroquina como forma de tratamento da Covid-19.

O nome do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), que se colocou como pré-candidato à Prefeitura, não tem sido considerado pelo partido.

7 imagens
Nunes posa para foto com cozinheira
Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura
Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite
Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde
Nunes durante visita à represa Billings
1 de 7

Nunes dá a mão a funcionária pública no centro

Prefeitura de São Paulo
2 de 7

Nunes posa para foto com cozinheira

Prefeitura de São Paulo
3 de 7

Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura

Prefeitura de São Paulo
4 de 7

Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite

Prefeitura de São Paulo
5 de 7

Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde

Prefeitura de São Paulo
6 de 7

Nunes durante visita à represa Billings

Prefeitura de São Paulo
7 de 7

Nunes olha para planta de obra pública

Prefeitura de São Paulo

O próprio Rueda teria alertado Marçal de que, em São Paulo, as decisões são tomadas por Milton Leite. Descontente com Nunes, o vereador declarou publicamente que a relação com o prefeito está estremecida e viajou para a Bahia na sequência, emendando o final de semana com o feriado estadual de 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932.

Antes de viajar, Leite deu início a conversas com Marçal e também já alertou aliados de que não descarta apoiar a pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP), principal adversário de Nunes nestas eleições.

A aliados, Leite disse que pretende tomar uma decisão ainda esta semana, já que a convenção do partido, que definirá o apoio do União nestas eleições, foi marcada para o dia 20/7.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?