metropoles.com

SP: União apoia ex-Rota na vice de Nunes em troca do comando da Câmara

Presidente da Câmara de SP e do União na capital, Milton Leite amarra apoio do PL para manter em troca de aval ao indicado de Coronel

atualizado

Compartilhar notícia

Rede Câmara
Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles - Foto: Rede Câmara

São Paulo — O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União), fechou acordo com o PL para apoiar a indicação do coronel da reserva da Polícia Militar (PM) Ricardo Mello Araújo ao posto de vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB), feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em troca da manutenção do comando do Legislativo paulistano no ano que vem.

Ex-comandante da Rota, a tropa de elite da PM paulista, e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Coronel Mello será anunciado nesta sexta-feira (21/6) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como vice na chapa de Nunes pela reeleição.

A bancada do PL na Câmara paulistana divulgou uma nota nesta sexta na qual afirma que “houve um acordo com o União Brasil, através do presidente da Câmara, Milton Leite, para que o PL caminhe junto com o União” na escolha da Mesa Diretora na próxima legislatura.

“Em 2025, haverá o apoio do PL municipal para o União na eleição da mesa diretora na Câmara Municipal. Essa união é feita para somar forças com o objetivo de reeleger o Prefeito Ricardo Nunes”, diz o texto.

Além da Câmara, Milton Leite preside o diretório do União na capital paulista, tem enorme influência na Prefeitura e altos índices de votação na zona sul. O vereador havia se lançado como pré-candidato a vice de Nunes no mês passado e, no começo desta semana, quando Tarcísio endossou a indicação do Coronel Mello, por pressão de Bolsonaro, ele passou a dizer que o ex-comandante da Rota “não tem votos” para agregar à campanha de Nunes.

Aliados do prefeito viram no gesto uma ação de Leite para negociar outros espaços no eventual segundo governo de Ricardo Nunes. O vereador alterou a Lei Orgânica do Município, a Constituição da cidade, por duas vezes nesta legislatura, para poder se reeleger presidente da Casa. Ele está no quarto mandato consecutivo no comando da Câmara Municipal.

Na quarta-feira (19/6), quando o governador ofereceu um jantar para dirigentes dos 12 partidos que devem estar coligados a Nunes para oficializar a indicação do Coronel Mello aos aliados, Leite optou por não comparecer — Tarcísio telefonou para ele durante o evento.

Na manhã seguinte, Nunes foi até a casa do vereador para um café da manhã, acompanhado do presidente nacional do União, Antônio Rueda. No encontro, segundo aliados, Nunes e Leite chegaram a um entendimento para dar ao União o controle da Câmara Municipal no ano que vem em troca do apoio do partido ao nome de Mello Araújo.

A nota divulgada pelo PL nesta sexta confirma o acordo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?