União anuncia punição a vereador ex-MBL que trocou Nunes por Marçal
Cotado para presidir a Câmara de SP, vereador Rubinho Nunes é filiado ao União, partido de Milton Leite, fiador da campanha de Ricardo Nunes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O União Brasil anunciou, neste sábado (31/8), que vai tomar “providências imediatas” para punir o vereador Rubinho Nunes por ter declarado apoio à candidatura do influenciador Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura da capital, mesmo com o partido integrando a coligação pela reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Em nota, o partido diz que vai retirar as propagandas eleitorais de TV e rádio de Rubinho, que é ex-integrante do MBL, e também vetar o acesso dele ao fundo eleitoral. No texto, assinado pelo presidente municipal da sigla, Milton Leite, o União também não descarta expulsá-lo a depender de como será a conduta do vereador ao longo da campanha.
“O União Brasil tem o compromisso de apoiar o prefeito Ricardo Nunes, e os candidatos que estiverem em discordância sofrerão as consequências”, diz a nota.
Mais cedo, Rubinho divulgou o apoio a Pablo Marçal em vídeo publicado nas redes sociais junto do influenciador. Nele, chama Marçal de prefeito e ouve dele a resposta: “O futuro prefeito e o futuro presidente da Câmara… Será?”.
Próximo do vereador Milton Leite, atual presidente da Câmara Municipal e um dos principais fiadores da campanha de Ricardo Nunes à reeleição, Rubinho é apontado como possível sucessor de Leite na presidência da Câmara e esteve no ato de apoio do partido a Nunes, feito no início de agosto.
O ato do União serviu para selar publicamente a paz entre Nunes e o partido, que havia sinalizado a possibilidade de apoiar Marçal na disputa. Em seu discurso no evento, o prefeito chegou a alfinetar Marçal, que tem disputado o eleitorado bolsonarista com Nunes e vem crescendo nas pesquisas, empatando tecnicamente com o prefeito e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na liderança.
Procurado pelo Metrópoles, Rubinho Nunes disse que o apoio a Marçal é um movimento seu, e não do partido. Já a equipe de Ricardo Nunes declarou, em nota, que o desembarque de Rubinho não afetará a campanha.
Confira a íntegra da nota do União Brasil:
“O União Brasil, diretório do município de São Paulo, está tomando providências imediatas em relação ao apoio que o vereador Rubinho Nunes declarou ao candidato Pablo Marçal. Nunes será retirado da propaganda eleitoral do partido no rádio e na televisão e não terá mais acesso aos recursos do fundo eleitoral. Outras medidas serão analisadas ao longo da campanha, inclusive uma possível expulsão.”