metropoles.com

Como estavam os últimos prefeitos eleitos em SP a 3 meses da eleição

Apenas dois dos seis candidatos que venceram as últimas eleições para a Prefeitura de SP lideravam as pesquisas a cerca de 3 meses do pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Montagem mostra fotografias coloridas de Ricardo Nunes, Bruno Covas, Fernando Haddad, Gilberto Kassab e Marta Suplicy - Metrópoles
1 de 1 Montagem mostra fotografias coloridas de Ricardo Nunes, Bruno Covas, Fernando Haddad, Gilberto Kassab e Marta Suplicy - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

São Paulo – Nas últimas seis eleições para a Prefeitura da capital, apenas dois candidatos que venceram nas urnas lideravam a corrida eleitoral a três meses do dia da votação, como o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Nunes aparece com 24% das intenções de voto no mais recente levantamento do Datafolha, divulgado nessa sexta-feira (5/7), e está tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que marca 23%.

Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que apenas José Serra (PSDB), em 2004, e Marta Suplicy (PT), em 2000, apareciam em primeiro lugar no Datafolha a cerca de três meses do pleito. Neste ano, o primeiro turno será no dia 6 de outubro.

Todos os últimos quatro prefeitos eleitos, incluindo o mais recente, o tucano Bruno Covas (morto em 2021), estavam atrás na disputa a esta altura da corrida eleitoral.

Posição do prefeito eleito no Datafolha a cerca de 3 meses da eleição:

  • 2020 – Bruno Covas: 20% (2º lugar)
  • 2016 – João Doria: 6% (5º lugar)
  • 2012 – Fernando Haddad: 7% (3º lugar)
  • 2008 – Gilberto Kassab: 13% (3º lugar)
  • 2004 – José Serra: 30% (1º lugar)
  • 2000 – Marta Suplicy: 36% (1º lugar)

Histórico dos prefeitos

Na primeira eleição municipal com a possibilidade de reeleição, em 2000, o então prefeito Celso Pitta (PTN) não tentou um segundo mandato – foi o único prefeito da capital que não buscou a reeleição. Ele teve a gestão envolvida em denúncias de corrupção e chegou a ter o mandato cassado por 18 dias.

Desde então, quatro prefeitos tentaram se reeleger na capital, como Ricardo Nunes, mas apenas dois conseguiram: Gilberto Kassab (PSD), em 2008, e Bruno Covas (PSDB), em 2020. Ambos chegaram à Prefeitura como vices de seus antecessores – os tucanos José Serra e João Doria, que deixaram os respectivos cargos em 2006 e 2018 para concorrer ao governo estadual.

Em julho de 2008, Kassab aparecia em 3º lugar nas pesquisas, com 13%, atrás de Geraldo Alckmin (PSDB), com 31%, e de Marta, com 38%. Covas, em agosto de 2020, apresentava 20% das intenções de votos e estava atrás de Celso Russomanno (Republicanos), com 28%.

5 imagens
Bruno Covas (PSDB)
Fernando Haddad (PT)
A mágoa do PSD de Kassab pode respingar em Lula em 2026
Marta Suplicy (PT)
1 de 5

O prefeito Ricardo Nunes (MDB)

Edson Lopes Jr./Secom
2 de 5

Bruno Covas (PSDB)

Reprodução
3 de 5

Fernando Haddad (PT)

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
4 de 5

A mágoa do PSD de Kassab pode respingar em Lula em 2026

Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
5 de 5

Marta Suplicy (PT)

Governo do Estado de São Paulo

Russomanno também liderava as pesquisas de intenção de votos em julho de 2016, com 25%, quando o então prefeito Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda, buscava se reeleger. Haddad aparecia em 4º lugar no Datafolha, atrás de Russomanno, Marta (então no PMDB), com 16%, e Luiza Erundina (PSol), com 10%.

No entanto, o vitorioso naquelas eleições foi Doria, que apareceu em 5º lugar na pesquisa, com 6%, e levou a Prefeitura da capital no primeiro turno, com 53,2% dos votos válidos.

Em 2012, não houve candidato à reeleição, já que o prefeito era Kassab, que já havia sido reeleito para o cargo. Na ocasião, ele declarou apoio a Serra, que liderava o Datafolha com 30% a três meses da eleição. Eleito naquele ano, Haddad aparecia em 3º, com 7%, atrás de Russomanno, com 26%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?