metropoles.com

Última semana do inverno terá dias de “caldeirão” em São Paulo

Onda de calor intenso fará a capital bater recordes de temperatura; no interior de São Paulo, termômetros podem até superar os 40° C

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
foto colorida de pedestres caminhando sob o sol na Avenida Paulista; termômetro de rua marca 33° C - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de pedestres caminhando sob o sol na Avenida Paulista; termômetro de rua marca 33° C - Metrópoles - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo – A última semana do inverno será marcada por episódios de calor extremo em São Paulo, segundo os institutos de meteorologia. No interior do estado, as temperaturas poderão ultrapassar os 40° C nos próximos dias e farão o clima se assemelhar a um “caldeirão”.

Às vésperas da primavera, que começa oficialmente no sábado (23/9), a capital deve experimentar dias de sol intenso, com marcas entre 37º C e 39º C, de acordo com a Climatempo. O órgão emitiu um alerta para a forte onda de calor e a baixa umidade de ar, que dificulta a dispersão de poluentes e agrava problemas de saúde.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que esta semana será marcada pela chegada de uma massa de ar seco, que funciona como uma espécie de “bloqueio atmosférico”.

“Esta condição meteorológica impede a passagem de frentes frias e inibe a formação de nuvens que provocam tempestades”, informou o CGE. “As simulações atmosféricas mais recentes indicam alta probabilidade de novos recordes de temperatura máxima ao longo da semana, principalmente entre a sexta-feira (22/9) e o domingo (24/9).”

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido em todo o país até as 18h de sexta-feira (22/9).

Seguindo os protocolos internacionais, o aviso é emitido quando as temperaturas, especialmente as máximas, excedem em pelo menos 5° C a climatologia (média histórica) do período.

De acordo com o Inmet, a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si. Na capital paulista, são esperadas temperaturas máximas acima dos 35° C a partir de sexta-feira.

Próximos dias

Nesta terça-feira (19/9), a previsão é de temperatura entre 19º C e 33º C na capital. Na quarta, o tempo vai continuar firme, com os termômetros marcando entre 17º C e 32º C. Ao longo dos dias, a temperatura vai subir gradualmente. Não há previsão de chuva.

De acordo com a Climatempo, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo. A previsão é de marcas históricas de calor. Cidades do interior do estado, especialmente do oeste, noroeste e norte, podem ter temperaturas na casa dos 40° C.

A baixa umidade do ar também é motivo de preocupação. Os médicos orientam a hidratação constante e cuidados com a prática de atividades físicas ao ar livre – os exercícios, nesse caso, devem ser evitados durante os picos de calor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?