Tutor é autuado após “veneno azul” para moscas matar cão em SP
Homem de 79 anos foi multado em R$ 6 mil por falta de cautela ao manusear produto químico em Martinópolis; galão de veneno estava no quintal
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um homem de 79 anos foi autuado pela Polícia Militar Ambiental após a morte de um cão que vivia em sua casa, provocada pelo uso de uma espécie de “veneno azul” líquido para eliminar moscas. O flagrante foi feito nessa segunda-feira (29/5) em Martinópolis, interior de São Paulo.
Os policiais foram até a casa do suspeito após uma denúncia de envenenamento. No local, o tutor confirmou que o cachorro tinha sido envenenado, mas não sabia como. No entanto, em vistoria pela residência, os agentes encontraram um galão contendo o veneno.
Questionado sobre o produto, o homem afirmou que havia passado em vários pontos do quintal para espantar e matar as moscas que vinha causando feridas em seus animais. Ele contou que, ao perceber que o cão estava passando mal, não o levou ao veterinário por não ter condições financeiras.
Segundo a Polícia Ambiental, não restaram dúvidas de que o homem não teve cautela no manuseio do produto químico e foi negligente na busca de socorro para o cão doente. Ele foi autuado em R$ 6 mil por maus-tratos a animal doméstico e responderá criminalmente pelo ato.
O cão envenenado foi enterrado pelo tutor no próprio quintal. Um segundo cachorro que estava na residência foi encaminhado a uma ONG para atendimento médico.
Captura de procurado
Em outra ocorrência na segunda-feira, a Polícia Ambiental capturou um homem procurado pela Justiça (veja abaixo) em Presidente Venceslau, também no interior do Estado.
O homem era procurado pelos crimes de lesão corporal, ameaça e vias de fato. Ele foi detido enquanto estava trabalhando.
Segundo os policiais, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Participativa de Presidente Prudente. Ele segue à disposição da Justiça.
Palestra em escola
Ainda na segunda-feira, uma equipe da Polícia Ambiental ministrou palestra aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Osvaldo Ranazzi, em Santo Anastácio (veja abaixo). O tema abordado foi Profissão Policial Militar.
Na apresentação aos estudantes, os agentes destacaram o treinamento dos policiais militares e a importância dos trabalhos de resgate e auxílio a vítimas.