metropoles.com

Tuk-tuk que faz viagens por app é suspenso pela Prefeitura de SP

Prefeitura de SP alega que serviço de viagem por aplicativo em tuk-tuks é irregular; novidade foi lançada há menos de 10 dias na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram Grilo
tuk tuk
1 de 1 tuk tuk - Foto: Reprodução/ Instagram Grilo

São Paulo – Lançado há menos de 10 dias pela empresa Grilo, o serviço de viagens de tuk-tuk por aplicativo foi suspenso pela Prefeitura da capital paulista.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), já notificou a empresa Grilo determinando a suspensão do serviço”, disse nesta segunda-feira (24/4) a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram), em comunicado ao Metrópoles.

A gestão municipal afirma que o cadastramento das operadoras de aplicativos é permitido apenas para veículos classificados como automóveis, cujos motoristas tenham habilitação profissional (categoria B).

A companhia responsável pela novidade afirma que “lamenta a decisão que afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica”. “A Grilo Mobilidade foi surpreendida com a decisão do CMUV da Prefeitura de São Paulo, através da gestora Debora de Freitas, requerendo a suspensão imediata de suas atividades no município”, diz a empresa.

A Grilo afirma que o poder público se baseou no Decreto Municipal 62.144, de 6 de janeiro de 2023, sob o argumento de que o uso de veículo triciclo elétrico de cabine fechada é semelhante ao serviço de mototáxi.

A empresa defende que foi autorizada pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e “irá lutar nas vias administrativas e judiciais, se necessário”.

Os tuk-tuks da companhia são veículos elétricos com três rodas. De acordo com a Grilo, os motoristas do serviço têm “custo zero” para operar na plataforma.

A startup já operava em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e anunciou a operação na capital paulista em 13/4. Os tuk-tuks da Grilo iriam atuar nos bairros Consolação, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista e Paraíso.

Viagens de motos

A Uber e a 99 já tentaram oferecer o serviço de viagens de motos com passageiros por aplicativos na capital paulista, mas depois de encontrem oposição da prefeitura suspenderam a modalidade.

A gestão municipal criou um grupo de trabalho para discutir a regulamentação do serviço de aplicativos por motos e afirma que os triciclos integram o debate. Segundo a prefeitura, já foram realizadas 13 reuniões entre órgãos públicos, representantes de classe de motociclistas e empresas.

“Um relatório sobre o assunto está em fase de elaboração. A segurança dos motociclistas, a redução no número de acidentes fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações da Prefeitura de São Paulo”, afirma a Setram.

 

 

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?