metropoles.com

TRT reverte demissão por justa causa de vigilante vítima de enchente

A demissão ocorreu porque a empresa considerou as faltas do funcionário injustificadas; casa dele ficou alagada durante enchente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Alagamento na Avenida Marquês de São Vicente em SP
1 de 1 Alagamento na Avenida Marquês de São Vicente em SP - Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região manteve reversão da demissão por justa causa de um vigilante que faltou ao trabalho por 9 dias em razão de alagamento causado pelas chuvas.

A empresa em que ele trabalhava alegou que não houve justificativa legal ou explicação para a ausência. As informações são do TRT.

Segundo o processo, mensagens enviadas por aplicativo de celular comprovam que o homem comunicou que estava impossibilitado de se deslocar até o posto de trabalho em razão da inundação que atingiu sua casa.

Foram juntados mapas, fotos, reportagens extraídas da internet, decreto municipal informando que a rua onde o trabalhador reside estava entre as alagadas. A defesa do trabalhador apresentou também declaração expedida pela  Defesa Civil atestando que o imóvel ocupado pelo reclamante foi atingido pelas chuvas naquele período.

Um representante da empresa, em depoimento, afirmou que o vigilante nunca cometeu outra infração.

O desembargador-relator Rovirso Aparecido Boldo  destacou “a manifesta ausência de gravidade da conduta do trabalhador”. Segundo o magistrado, o alagamento deveria ter sido levado em consideração pela empresa.

Para Bolso, ainda que eventualmente a inundação não tenha permanecido por todo o período das faltas questionadas, as pessoas que passam por essa situação enfrentam sofrimento e dificuldades, seja de locomoção, reorganização, recuperação ou limpeza, principalmente quando são impactadas por águas poluídas e perdem tudo o que têm.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?