metropoles.com

Três PMs aposentados são assassinados no Guarujá em menos de 20 dias

PM aposentado Sergio Pereira, de 52 anos, foi assassinado em Vicente de Carvalho, nessa terça; polícia diz que identificou dois suspeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
guarujá-PMs-mortos-polícia-SP
1 de 1 guarujá-PMs-mortos-polícia-SP - Foto: Reprodução/Twitter

São Paulo — A onda de violência no Guarujá, litoral de SP, parece não ter fim. Mais um policial militar aposentado foi morto nessa terça-feira (6/6). O crime aconteceu na região de Vicente de Carvalho, a mesma onde outros dois PMs aposentados foram assassinados em 19 de maio. Na última semana, a cidade recebeu reforço na segurança.

Com onda de crimes, Guarujá recebe tropa de choque e mira bicicletas

O PM aposentado Sergio Pereira, de 52 anos, foi executado com tiros no tórax, na barriga e perna esquerda. Pereira foi levado em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santo Amaro, onde morreu.

Segundo o delegado Antonio Sucupira, responsável pelo Guarujá, a Polícia Civil já tem dois suspeitos de terem cometido o homicídio. “A investigação já saiu do zero. Temos uma linha muito boa e a gente espera que, nos próximos dias, tenhamos êxito em prender os autores”, afirmou.

De acordo com Sucupira, não há, até o momento, ligação entre o PM assassinado nessa terça com os outros dois que foram mortos no fim de maio, na mesma região —um sargento dos bombeiros e um subtenente, ambos aposentados.

“Uma das vítimas fazia a segurança do comércio, um subtenente. A segunda vítima é um sargento dos bombeiros que estava conversando com o colega e foi atingido e assassinado também. Ambos na mesma ação criminosa”

Sucupira disse que nada é descartado e que tudo pode contribuir para o esclarecimento dos crimes.

“A gente volta um pouquinho ao dia dos fatos para saber se reprimiram alguma tentativa de roubo ou furto, por exemplo. Parece que o subtenente teria evitado uma tentativa de roubo em uma loja em Vicente de Carvalho. A gente investiga esses detalhes para saber se têm relação”, explicou.

Os dois primeiros casos são investigados pela Polícia Civil em Santos, mas contam com a colaboração dos policiais do Guarujá.

Armas nas ruas

Além dos assassinatos de PMs aposentados, também chama a atenção das autoridades de segurança pública a forma ostensiva com o que a criminalidade tem se manifestado na região.

Vídeo que ganhou as redes sociais no início da semana mostra criminosos andando com armas de fogo em uma rua da cidade e desafiando a polícia, logo após o anúncio do reforço na segurança.

“Nós recebemos essas imagens, identificamos dois indivíduos que já são conhecidos da polícia, porque já têm passagem. Hoje, já instauramos inquérito policial para localizá-los e pedir prisão temporária deles”, disse Sucupira

Segundo o delegado, fica clara a intenção dos criminosos. “É ostentar arma de fogo com o intuito de dizer ‘nós que estamos dominando essa região aqui’. Sabemos que a resposta que temos que dar é ir para cima e identificá-los”, afirmou.

Influencer

Além dos PMs mortos, o Guarujá foi cenário também de uma tentativa de assalto que quase terminou na morte do influenciador Gustavo Henrique Ramos Silva, o Meno Kabrinha, de 18 anos, no dia 24 de maio.

9 imagens
Redes sociais do influenciador divulgaram foto dele internado
Meno Kabrinha levou um tiro na cabeça
Carro baleado em assalto
Assessoria do influenciador pede orações
Meno Kabrinha tem 18 anos
1 de 9

Radiografia mostra bala alojada antes de cirurgia

Reprodução/Instagram
2 de 9

Redes sociais do influenciador divulgaram foto dele internado

3 de 9

Meno Kabrinha levou um tiro na cabeça

Reprodução/Instagram
4 de 9

Carro baleado em assalto

Reprodução/Instagram
5 de 9

Assessoria do influenciador pede orações

Reprodução/Instagram
6 de 9

Meno Kabrinha tem 18 anos

Reprodução/Instagram
7 de 9

Meno Kabrinha publica vídeos com manobras radicais em motos

Reprodução/Instagram
8 de 9

Reprodução/Redes sociais
9 de 9

Meno Kabrinha foi baleado na cabeça em assalto

Reprodução

Segundo Sucupira, é uma investigação mais difícil. “Ele fez 18 anos agora, esteve aqui na sexta-feira, foi ouvido em declarações, ajudou, mas muito pouco. Os dois autores estavam de capacete, então ele não consegue fazer uma descrição física”, disse.

O delegado explicou também que recebeu uma denúncia anônima de que os responsáveis pela tentativa de assalto seriam julgados pelo tribunal do crime. “A gente localizou o endereço da denúncia, mas não tinha qualquer indício de que tivesse duas pessoas sendo julgadas por lá. Mas o papel da polícia é investigar, subir o morro e ver”, afirmou.

Segundo Sucupira, o influenciador saiu para comer em uma lanchonete famosa na cidade e, no meio do percurso, foi interceptado pelos bandidos. “O garupa disparou, a bala entrou na altura da nuca e se alojou na têmpora. A sorte dele é que não perfurou o crânio, pegou só no couro cabeludo”, afirmou. “Na linguagem popular, ele nasceu de novo”, completou o delegado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?