Tremores em SP: prefeito se surpreende com “abalo nas estruturas”; vídeo
Prefeito de Registro diz que se preparava para falar de frio e sol, mas foi surpreendido com tremores de terra no Vale do Ribeira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito de Registro, Nilton Hirota (PSDB), afirmou que foi surpreendido com o tremor de terra que atingiu o Vale do Ribeira, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (16/6). Funcionários municipais foram ao estacionamento da prefeitura assim que a terra começou a se movimentar.
Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o abalo foi de 4.0 graus na escala Richter, e seu epicentro foi no município de Iguape. Esse abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5 graus e 5,4 graus são sentidos; no entanto, não costumam gerar grandes abalos estruturais.
“Nós íamos falar do frio e do sol que chegaram ao mesmo tempo, mas vamos falar de uma situação que eu nunca tinha experimentado na minha vida: um abalo nas estruturas do nosso prédio”, afirmou o prefeito.
Vídeos de câmeras de segurança de imóveis do município mostram o momento em que os tremores atingiram a cidade, por volta das 8h22 desta sexta.
Hirota afirmou que, verificando na internet, viu que houve, de fato, “um terremoto de uma certa magnitude razoável” na região. “Nada para ninguém ficar preocupado, assim, mas, de fato, aconteceu. Apenas para comunicar a população que eu experimentei aqui no prédio da prefeitura. E, aqui ao lado, a gente também percebeu a movimentação das pessoas”, disse.
Segundo o prefeito, não é algo inédito na região. “É difícil de acontecer aqui no Vale do Ribeira, mas já houve há muito tempo, no passado, e meu avô registrou isso no seu diário. Só para deixar isso também registrado para vocês”, afirmou.
O prefeito da cidade também pediu para a população avisar, caso tenha ocorrido algum transtorno. “Se houver algo mais sério perto da sua residência, comunique-nos. Estamos preparados para atender à população”, disse.