metropoles.com

Paraibuna registra tremor de terra de 2,4 graus: “Parecia explosão”

Moradores relataram sentir o tremor de terra na cidade; ninguém ficou ferido e não há informações sobre danos causados na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna
Imagem colorida mostra vista aérea da cidade de Paraibuna, que sofreu com um tremor de terra - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vista aérea da cidade de Paraibuna, que sofreu com um tremor de terra - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna

São Paulo – Um tremor de terra foi registrado na noite dessa segunda-feira (29/1) na cidade de Paraibuna, região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor alcançou 2,4 graus de magnitude na escala Richter (mR) e ocorreu por volta das 22h48. O tremor também foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Segundo a prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, os moradores sentiram o tremor por volta de 22h50. Um deles chegou a reportar ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que o tremor de terra se assemelhou a “uma explosão”.

“Parecia uma explosão”, disse o morador, acrescentando que o tremor “foi sentido em bairros a mais de 15 quilômetros” de sua residência. “Em 6km sentiram mais forte.”

Foi registrado pelo menos um relato, no mesmo horário, em São José dos Campos, cidade vizinha a Paraibuna.

Ninguém ficou ferido. A prefeitura também informou que não foram constatados danos a patrimônios públicos ou privados e que esse tipo de tremor de terra não é incomum nessa região, já que há sempre acomodação do solo por causa da represa.

Em nota, o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, disse que tremores de magnitude 2 e 3 ocorrem toda semana no Brasil e reforçou que pequenos tremores de terra na região de Paraibuna não são incomuns.

“No geral, os sismos do Brasil têm causas naturais e ocorrem devido a pressões nas rochas da crosta terrestre e o mais provável é que esse evento seja natural. Há também a possibilidade de ter sido induzido pelos reservatórios das hidrelétricas que operam na região, mas isso é muito difícil de comprovar e carece de estudos específicos. Não há informações sobre danos causados e é pouco provável que isso aconteça devido à baixa magnitude do tremor”, afirmou.

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o último tremor de terra registrado no estado de São Paulo ocorreu no dia 19 de setembro de 2023, na cidade de Monte Azul Paulista. Na ocasião, o tremor teve magnitude de 2.2 mR (sigla que indica a escala de magnitude no Brasil).

Com Agência Brasil

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?