Trem turístico da CPTM estreia novo carro e deve ter vagão-restaurante
Saindo da Estação da Luz, no centro da capital paulista, trem faz viagens turísticas para Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai inaugurar, em maio, um novo carro com mais 88 assentos. Além da ampliação de vagas nas viagens, a empresa promete colocar em operação, ainda em 2023, um vagão-restaurante.
O trem faz passeios turísticos saindo da Estação da Luz, no centro da capital paulista, para três destinos diferentes: a Vila de Paranapiacaba, que pertence a Santo André, e as cidades de Jundiaí e Mogi das Cruzes. Os roteiros são feitos por uma charmosa locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3, de 1952. Os passageiros são transportados em vagões de aço inoxidável fabricados nos anos 1960 no Brasil pela Budd – Mafersa e cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Já a nova composição foi adquirida após passar por uma recuperação que incluiu reforma de poltronas, pintura interna e externa, polimento e nova identificação visual. O vagão-restaurante também deve ser restaurado antes de voltar aos trilhos.
O embarque para os passeios no Expresso Turístico ocorre aos sábados e domingos, às 8h30, na plataforma 4 da Estação da Luz. Os ingressos, que custam R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada), podem ser comprados pelo site.
Ao longo do trajeto na malha férrea, o trem faz paradas em pontos turísticos e deixa as cidades visitadas às 16h30 em direção à capital paulista.
O trem de passeios da CPTM entrou em funcionamento em 2009 e, até dezembro do ano passado, recebeu cerca de 174,8 mil viajantes.