metropoles.com

Trem para terminais de Guarulhos deve sair até junho; veja como será

Trem que ligará Linha 13-Jade aos terminais de passageiros do aeroporto internacional em Guarulhos deve ser entregue até junho deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem mostra trem prateado - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra trem prateado - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O trem que conectará a Linha 13-Jade aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deverá ser entregue até junho. Hoje, o trecho entre a última estação e as áreas de embarque e desembarque em Cumbica é feito por ônibus fornecidos pela concessionária, o que causa desconforto entre os passageiros e aumento no tempo de viagem.

O fato de a Linha 13 não ter chegado aos terminais sempre foi motivo de polêmica. A área onde seria levantada a última estação ficou sob responsabilidade da GRU Airport após a concessão do aeroporto internacional. A concessionária, por sua vez, tinha planos para o local — a construção de um hotel ou um centro comercial —, o que impediu a aproximação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Depois de muita negociação entre o governo federal e a GRU Aiport, ficou acertado que os R$ 272 milhões necessários para a implementação do trem — uma espécie de monotrilho chamado de “automated people mover” — sairiam da outorga da própria concessionária. Ou seja, parte do dinheiro que a GRU deveria pagar ao governo pela concessão seria destinado ao trem.

Em julho de 2022, foi anunciado o início das obras. A única participação do governo estadual, à época sob a gestão do ex-governador João Doria, veio por meio de uma renúncia fiscal de cerca de R$ 16 milhões.

O Metrópoles apurou que se chegou a cogitar a entrega da obra ainda no primeiro trimestre deste ano (março). Entretanto, segundo a concessionária, o “people mover” só deverá entrar em operação até o fim de junho.

Como será a operação

Atualmente, o transporte é feito por ônibus gratuitos que partem da Estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM e levam cerca de 10 minutos até o terminal mais próximo, obrigando passageiros a subirem e descerem escadas rolantes, muitas vezes carregando malas.

O monotrilho terá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto e o tempo de viagem deverá cair para cerca de seis minutos ao longo dos 2,7 km do trajeto. O tempo máximo de espera também deverá ser de seis minutos.

Serão dois veículos em operação e um reserva, com capacidade para levar até 200 pessoas por viagem cada um. Ao todo, o “people mover” deverá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora — 2.000 em cada sentido de direção.

O monotrilho é totalmente automatizado — não terá condutor, como os trens metropolitanos de São Paulo, por exemplo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?