metropoles.com

Trem com passageiros descarrila de novo na Linha 8, sem feridos

É a sexta vez que um trem da ViaMobilidade descarrila desde que empresa assumiu controle das Linhas 8 e 9 que eram da CPTM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
ViaMobilidade
1 de 1 ViaMobilidade - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Pela sexta vez desde que a ViaMobilidade assumiu o concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens de São Paulo, em janeiro do ano passado, um trem saiu dos trilhos paralisando parcialmente a operação na Linha 8. Desta vez, o acidente foi às 10h02 deste sábado (18/3) em uma composição que seguia no sentido Itapevi, pouco depois da Estação Engenheiro Cardoso.

Segundo a empresa, o acidente não deixou feridos. Os trens entre as estações Itapevi e Sagrado Coração estão circulando em um único trilho, cada sentido de uma vez, o que causa intervalos maiores em toda a linha, até a Estação Barueri.

Ainda de acordo com a ViaMobilidade, o acidente ocorreu “em decorrência de falha em equipamento de via” e que após o descarrilamento houve “imediato acionamento dos sistemas de segurança”.

“Não houve feridos e todos os passageiros desembarcaram em segurança e foram conduzidos à Estação Itapevi com o auxílio dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS)”, afirma a empresa.

O Ministério Público de São Paulo investiga a empresa e vinha fazendo pressões para que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) suspendesse o contrato de concessão do governo com a ViaMobilidade devido à série de acidentes que vêm ocorrendo desde que a companhia assumiu as linhas.

A ViaMobilidade, porém, anunciou um plano de investimentos de R$ 600 milhões na recuperação da linha, além dos R$ 3,6 bilhões que já havia se comprometido a investir quando assumiu a concessão.

Segundo a empresa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estatal que administrava as duas linhas, teria deixado trens mais antigos e com manutenção preventiva atrasada para a empresa, o que causaria acidentes.

O sindicato que representa os funcionários, no entanto, argumentam que há falta de pessoal para operação e manutenção das linhas.

As declarações da ViaMobilidade fizeram Tarcísio de posicionar a favor da companhia, que pertence ao Grupo CCR, na disputa com o MPSP.

Além disso, Tarcísio foi eleito com uma plataforma de ampliação de concessões públicas, e tal recuo seria um movimento contrário a suas promessas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?