TRE-SP faz plantão para regularizar título; prazo termina quarta-feira
Cartórios ficam abertos até as 17h; quem tem biometria cadastrada pode solicitar serviços para regularizar título na internet
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Termina nesta quarta-feira (8/5) o prazo para tirar ou regularizar o título para estar apto a participar das eleições de outubro. Em São Paulo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) têm esquema especial de atendimento nestes últimos dois dias até o fim do prazo.
Os cartórios e postos da Justiça Eleitoral do estado funcionam, nesta terça (7/5) e quarta-feira, em horário ampliado, das 9h às 17h. O atendimento é por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila.
Alguns serviços podem ser solicitados pela internet (clique neste link) por quem já tem a biometria cadastrada, como quitação de multas, transferência de local de votação ou domicílio eleitoral, alterar, excluir ou inserir dados e incluir o nome social.
Já para tirar o título pela primeira vez, é necessário comparecer presencialmente.
O eleitor que está com o título regular não precisa comparecer aos cartórios apenas para coletar a biometria, pois conseguirá votar normalmente este ano.
Documentos exigidos
Quem for a algum cartório ou posto eleitoral deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente.
O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005.
Jovens de 15 a 17 anos
Somente no último fim de semana (4 e 5/5), mais de 50 mil pessoas buscaram os serviços eleitorais, de acordo com o TRESP. Do total desses atendimentos, foram 16.361 emissões de primeiro título, 21.533 transferências de domicílio eleitoral e 16.629 revisões de dados.
Entre aqueles que tiraram o primeiro título, 60% são jovens de 15 a 17 anos – faixa etária na qual o voto ainda não é obrigatório.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70.
Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. Este ano, o 1º turno do pleito municipal ocorrerá em 6 de outubro.