Por unanimidade, TRE-SP derruba cassação de Dário Saadi em Campinas
Dário Saadi teve sua candidatura à Prefeitura cassada por 3 vídeos feitos durante a campanha. O TRE aceitou recurso e revogou a decisão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) derrubou, por unanimidade, nesta terça-feira (17/12), a decisão em primeira instância que havia cassado a candidatura de Dário Saadi à Prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo.
Dário foi reeleito prefeito da cidade com 66,77% dos votos. O TRE aceitou o recurso apresentado pela coligação política do candidato e converteu a cassação em multa.
Segundo a decisão, o colegiado seguiu o posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que não enxergou gravidade na publicação de três vídeos em redes sociais, em que Dário aparece em uma creche, no Hospital Ouro Verde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Anchieta. A PRE afirmou que os vídeos não tiveram impacto na eleição e sugeriu a conversão da cassação em multa.
A relatora do caso, a juíza Cláudia Bedotti, seguiu a sugestão e aplicou uma multa de R$ 15.961,50 a Dário e R$ 5.320,50 a Wanderley de Almeida, vice da campanha eleitoral. Além disso, ela decidiu contra as penas de cassação e inelegibilidade. O voto foi acompanhado por mais sete votos favoráveis.
Em nota, o prefeito agradeceu a Justiça brasileira e afirmou que a “eleição se ganha no voto”.