metropoles.com

TRE-SP cassa vereador e anula votos de sigla por candidaturas laranjas

TRE-SP entendeu que o DEM (hoje União Brasil) fraudou cotas de gênero em Itararé, no interior, ao registrar três candidaturas laranja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Reinaldo Roberto Diogo
1 de 1 Reinaldo Roberto Diogo - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) cassou o mandato do vereador de Itararé Reinaldo Roberto Diogo, conhecido como Peneira Pedra Branca, ao constatar o registro de candidaturas laranjas pelo DEM (hoje União Brasil) nas eleições de 2020. Todos os votos que foram destinados ao DEM no município foram anulados pela Corte.

Nessa terça-feira (31/1), o TRE-SP reconheceu, por 4 votos a 3, a prática de abuso de poder da sigla nas eleições municipais. Segundo a ação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), três candidaturas de mulheres foram fictícias para que o partido atingisse a cota de gênero estabelecida pela lei.

Em 2020, o DEM registrou 20 candidaturas, sendo seis delas de mulheres. Segundo o MPE, uma delas foi declarada inelegível e as outras duas não receberam nenhum voto e não participaram de atos de campanha. De acordo com a lei eleitoral, os partidos precisam que pelo menos 30% das candidaturas sejam destinadas a candidatas mulheres.

Peneira Pedra Branca foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itararé ao fim do ano passado. O Metrópoles não encontrou o vereador para comentar o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

A decisão ainda cabe recurso. Procurado, o União Brasil – partido que resultou da fusão entre DEM e PSL em 2022 – ainda não se manifestou.

Votos foram anulados

O TRE-SP determinou que o presidente municipal do partido na ocasião, Julio Cesar Soares de Almeida, fique inelegível por 8 anos. Também foram anulados todos os votos destinados ao DEM nas eleições de 2020.

A recontagem das eleições para a Câmara na cidade, a partir do novo quociente eleitoral, vai alterar a atual composição da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?