metropoles.com

Transporte gratuito na eleição: veja o que muda no 2º turno em SP

Na capital, prefeitura vai reforçar frota de ônibus para atender eleitores. Transporte sobre trilhos terá trens reservas de prontidão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem de vidro dianteiro de ônibus com adesivo do "Tarifa Zero" - Metrópoles
1 de 1 Imagem de vidro dianteiro de ônibus com adesivo do "Tarifa Zero" - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — Por orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prefeituras e governos devem garantir o transporte coletivo gratuito durante as eleições. No próximo domingo (27/10), data do segundo turno, as regras continuam valendo em São Paulo, mas com algumas especificidades.

Na capital, por meio do programa Domingão Tarifa Zero, a Prefeitura de São Paulo vai liberar o acesso aos ônibus municipais. A medida já é válida em todos os domingos, mas no segundo turno haverá um reforço na frota, com 1,9 mil ônibus a mais nas ruas.

Para ter direito ao acesso gratuito, o passageiro deve apresentar seu Bilhete Único e passar pela catraca normalmente. Aqueles que não possuem o cartão também poderão utlizar os ônibus, bastando para isso comunicar o motorista ou cobrador.

Transporte sobre trilhos

Já o governo de São Paulo anunciou a gratuidade nos transportes sobre trilhos (metrô e trens metropolitanos) e ônibus intermunicipais, conforme orientação do TSE.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a gratuidade será válida das 6h às 20h nos municípios em que houver segundo turno. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para ter direito ao benefício.

Estão incluídos na medida os trens do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

A CPTM e o Metrô contarão com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, segundo o governo. Também haverá apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações.

Ônibus intermunicipais

Nas linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU cujo percurso passe por municípios onde haverá votação, a gratuidade estará garantida. No entanto, as linhas entre municípios em que não haverá eleição não serão contempladas pela isenção.

Além disso, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e, se necessário, haverá reforço na frota, segundo a STM.

Para mais detalhes e consulta das programações, acesse o site ou o aplicativo da EMTU.

Esquema para bikes

A STM lembra que, aos domingos, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô e na CPTM (o mesmo procedimento vale para sábados e feriados).

Já nos dias úteis, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, respeitando o limite de quatro bicicletas por viagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?