metropoles.com

Trabalho escravo: PF investiga aliciamento de paraguaios em SP

Polícia Federal investiga suspeitos de aliciar imigrantes paraguaios, incluindo um menor, para trabalhar em condição análoga à escravidão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
Dino PF Imagem colorida mostra parte de viatura da Polícia Federal; um agente está com braços cruzados e distintivo à mostra - Metrópoles
1 de 1 Dino PF Imagem colorida mostra parte de viatura da Polícia Federal; um agente está com braços cruzados e distintivo à mostra - Metrópoles - Foto: Divulgação/PF

São Paulo — A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (16/8), em São Paulo, uma operação contra tráfico internacional de pessoas e redução a condição análoga à escravidão. Segundo a investigação, imigrantes vindos do Paraguai, incluindo um adolescente, foram aliciados e explorados pelo empregador.

A polícia afirma que os imigrantes são abordados com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pelo empregador, e trazidos a São Paulo — o local exato da empresa não foi divulgado. A operação cumpre dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

“Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados. [Os trabalhadores] recebiam valores irrisórios, além de alimentação insuficiente, em troca de 15 horas de trabalho diário”, diz a investigação.

De acordo com as autoridades, tem sido uma preocupação a atuação de empresas de ônibus clandestinas, que promovem o transporte ilegal de paraguaios e bolivianos, inclusive menores de idade desacompanhados — vítimas mais vulneráveis ao trabalho forçado.

A investigação desse caso indica ainda que o documento da vítima adolescente foi entregue ao motorista de ônibus e depois ao empregador, que não devolveu ao jovem.

Em 2022, foram resgatados 22 menores paraguaios desacompanhados em São Paulo, conforme informações do Consulado do Paraguai, divulgadas pela Polícia Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?