metropoles.com

Totens que acionam a PM são instalados pelo governo no centro de SP

Governo de SP instalou totens em três pontos do centro da capital paulista que acionam a PM em um projeto de combate à criminalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo de São Paulo
Imagem colorida de um toten de monitoramento em uma rua de São Paulo
1 de 1 Imagem colorida de um toten de monitoramento em uma rua de São Paulo - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo — O governo de São Paulo instalou totens de segurança em três pontos do centro da capital paulista em um projeto-piloto de combate à criminalidade. Os equipamentos permitem o contato direto da população com as centrais de controle e equipes das forças de segurança, como a Polícia Militar (PM). 

Os totens estão localizados na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes, na Santa Ifigênia; em frente ao Edifício Itália, na Praça da República, e no Parque Dom Pedro II, na Sé, próximo à Rua 25 de Março.

Os dispositivos são equipados com um botão de emergência para o acionamento da PM, um sistema de comunicação para o envio de alertas, um conjunto de câmeras de monitoramento e leitura de placas, entre outros.

Em um vídeo publicado nas redes sociais (veja abaixo), uma agente da PM explicou o funcionamento do dispositivo:

“Os totens vão contribuir diretamente com as atividades de policiamento e patrulhamento na região. Com um conjunto de funcionalidades e serviços, eles fornecerão informações essenciais para fortalecer ainda mais o trabalho estratégico que tem sido realizado na região para combater a criminalidade e garantir a segurança da população”, explicou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

De acordo com o governo, a instalação dos totens compõe uma série de ações para garantir mais segurança e revitalizar o centro paulista. Cada equipamento tem quatro metros de altura e foi desenvolvido pela empresa Helper Tecnologia.

“Vamos utilizar a tecnologia a favor de nossas operações de segurança pública. Além de policiamento ostensivo e reforço em pontos estratégicos, vamos atacar todo esse ecossistema criminoso e acolher os dependentes químicos dessas áreas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

“A região central de São Paulo tem sido degradada ao longo dos anos e não vamos poupar esforços para reverter essa situação com um conjunto de ações que envolvem todas as dimensões do governo. Vamos devolver o centro às pessoas.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?