metropoles.com

TJSP aprova promoção de desembargadora após nova regra de gênero

Concurso que previa a promoção apenas de mulheres, obedecendo regra de alternância do CNJ, havia sido contestado por magistrados do TJSP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra fachada do TJSP, prédio de estilo clássico, em dia de céu claro
1 de 1 Imagem colorida mostra fachada do TJSP, prédio de estilo clássico, em dia de céu claro - Foto: Getty Images

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aprovou, nesta quarta-feira (10/4), a promoção da juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes para o cargo de desembargadora por mérito.

A indicação da juíza para o cargo ocorreu por meio de um concurso reservado apenas para mulheres, que havia sido aberto pelo TJSP seguindo uma determinação criada em setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O órgão decidiu alternar os concursos públicos de acordo com o critério de gênero (com a reserva de concursos apenas para mulheres), como uma forma de reduzir a disparidade de gênero na representatividade dos órgãos superiores do Judiciário.

A regra, contudo, estava sendo contestada por um grupo de desembargadores paulistas, que ingressaram com mandado de segurança no fim do mês passado contra o processo seletivo só para mulheres, argumentando que tal medida era inconstitucional.

Nessa terça-feira, o desembargador Campos Melo negou o pedido dos colegas e julgou extinta a ação. Ele citou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre caso idêntico, impetrado por magistrados de Santa Catarina, que foi extinto sem análise do mérito.

O entendimento foi que os presidentes dos tribunais dos dois estados apenas cumpriram a determinação do CNJ. Deste modo, os tribunais estaduais não eram o foro adequado para tais contestações.

Maria de Fátima dos Santos Gomes já deveria ter sido indicada na semana passada. O Órgão Especial do TJ, porém, havia decidido aguardar o julgamento do mandado de segurança antes de concluir a indicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?