metropoles.com

TJSP decide que privatização da Sabesp só seja votada após audiências

PT e Psol moveram ação contra a tramitação da privatização da Sabesp na Câmara de Vereadores; Justiça também solicitou estudo de impacto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP
Imagem colorida de fachada da Sabesp. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de fachada da Sabesp. Metrópoles - Foto: Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP

São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a Câmara de Vereadores da capital só faça a votação em segundo turno do projeto de lei de privatização da Sabesp após a realização de todas as audiências públicas já agendadas e de outras, se forem necessárias. A decisão dessa terça-feira (23/4) responde a uma ação pública movida pelo PT e pelo Psol para barrar a barrar o andamento do projeto.

A juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública, determina também a apresentação do estudo de impacto orçamentário do projeto.

No último dia 17, a Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno o projeto que autoriza a Prefeitura de São Paulo a firmar um novo contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) após sua privatização. No dia da votação, o PT e o Psol pediram o adiamento da tramitação sob o argumento de que o PL foi colocado em pauta antes do fim das discussões – incluindo as audiências públicas.

O calendário da Câmara prevê a realização de nove audiências públicas para debater o tema.

A Defensoria Pública e o Ministério Público (MPSP) já haviam recomendado que a segunda votação, agendada para maio, aconteça somente após a realização de todas as audiências públicas.

Apesar de se manifestarem a favor da suspensão temporária da tramitação, os dois órgãos emitiram pareceres favoráveis à manutenção do resultado do primeiro turno de votação.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Câmara de Vereadores afirmou que a realização das audiências públicas prévias já era a tramitação prevista, já que a segunda votação do PL, desde o início, está programada para ocorrer apenas após as audiências.

“Nós estamos cumprindo os trâmites legais. Não foi determinada a interrupção do processo, portanto, seguimos com plena tranquilidade”, disse o presidente da casa, Milton Leite (União), na abertura da sessão desta quarta-feira (24/4).

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?