metropoles.com

TJSP mantém proibida ação de Doria de pintar escolas com cores do PSDB

Tribunal de Justiça negou recurso de Doria, seu ex-secretário de Educação e o governo paulista contra decisão que proibia pintura de escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Joao Doria
1 de 1 Joao Doria - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve uma decisão de 2019 que proibia a execução do programa Escola Mais Bonita, da Secretaria Estadual da Educação, que previa a pintura de escolas estaduais com as cores azul e amarela. As cores são do PSDB, partido ao qual o governador da época, João Doria, era filiado.

O programa previa a pintura de 2.100 escolas com as cores até 2020, mas em janeiro de 2019 ele foi suspenso por decisão judicial. Ao menos 30% da fachada deveria ser azul e 10% amarela, segundo o manual de pintura do programa.

O programa previa que a escola que quisesse receber a nova pintura teria de aderir ao programa e seguir o manual com a definição de cores. Cada unidade de ensino receberia R$ 47 mil para o programa, repassados do governo estadual para a Associação de Pais e Mestres do colégio.

“A conduta mencionada, determinando que as escolas estaduais recebam cores que remetem ao partido oficial do Governo, violou o disposto no artigo 37 da Constituição Federal, descumprindo os princípios da moralidade e da impessoalidade”, escreveu o juiz Emílio Migliano Neto na sentença original.

No recurso, o desembargador Renato Delbranco, relator do caso, afirmou que ficou “demonstrado que a Administração, de forma oportunista, aproveitou-se da deficiência dos prédios escolares para criar mecanismo de promoção partidária, desviando-se dos princípios da impessoalidade e moralidade”.

No processo, Doria, seu então secretário da Educação, Rossieli Soares, e o governo paulista argumentaram, entre outros fatores, que as cores determinadas no programa eram as cores da bandeira do Brasil.

A assessoria de Doria informou que o ex-governador não comentaria a decisão.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?