metropoles.com

TJSP manda soltar José Rainha, denunciado por extorquir fazendeiros

Líder sem terra, José Rainha e outros dois membros da FNL haviam sido presos em março, acusados de extorquirem fazendeiros no interior de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
José Rainha Junior
1 de 1 José Rainha Junior - Foto: Reprodução

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu nesta segunda-feira (12/6) habeas corpus para soltar o líder sem-terra José Rainha Júnior e outros dois integrantes da Frente Nacional de Lutas (FNL). O trio estava preso desde março, acusado de extorquir fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema, no interior paulista.

José Rainha, Luciano de Lima e Cláudio Ribeiro Passos foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Como o Metrópoles mostrou em março, eles são acusados de cobrarem até R$ 2 milhões para devolver uma fazenda invadida pelo grupo de sem-terra em 2021.

Recibos bancários entregues à Polícia Civil paulista mostram que o empresário do agronegócio Henrique Duarte Prata, que diz ter sido vítima de extorsão após a invasão de sua propriedade, fez seis transferências no valor total de R$ 60 mil para a conta bancária de Luciano, braço direito de Rainha na FNL, grupo que ele criou após ter deixado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ao todo, o grupo de Rainha é acusado de extorquir seis fazendeiros da região do Pontal do Paranapanema. Ele havia sido preso no último dia 4 de março, em um lote onde reside no Assentamento Che Guevara, em Mirante do Paranapanema. Nesta segunda-feira, dois desembargadores da 13ª Câmara de Direito Criminal do TJSP acolheram os pedidos da defesa e decidiram pela soltura dos três acusados.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?