O que cai no Provão Paulista? Tire dúvidas sobre o exame desta semana
O Provão Paulista Seriado garante o acesso direto às principais universidades e faculdades públicas do estado. Saiba tudo sobre a avaliação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A edição de 2024 do Provão Paulista Seriado acontece nesta quarta-feira (30/10) e quinta-feira (31/10). Quase 380 mil estudantes do 3ª ano do Ensino Médio das escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) participam da avaliação que garante acesso às principais universidades e faculdades públicas do estado.
É obrigatória a presença nos dois dias de prova. Elas têm início às 8h, sendo que os portões são fechados às 7h45, e dura cinco horas no dia 30 de outubro e quatro horas no dia 31. Os alunos devem permanecer na sala de prova por, pelo menos, duas horas. Estudantes que trabalham receberão um atestado de comparecimento.
Os alunos de escolas estaduais, Etecs e escolas municipais que aderiram ao Provão ou escolas das universidades estaduais farão a prova em suas escolas de origem. Já os estudantes de outros estados ou de escolas federais de ensino médio fazem a avaliação em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Itapetininga e Araçatuba. É possível consultar o local de prova neste link.
Só é possível fazer a prova o aluno que tiver feito a primeira edição avaliação, em 2023. A participação não é obrigatória.
Em caso de ser feriado na cidade do aluno nos dias 30 e 31 de outubro, as datas de 6 e 7 de novembro estão reservadas para aplicação extra da prova.
O que cai no Provão
No primeiro dia, serão 48 questões e a redação. As matérias são língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No segundo dia, são 18 questões de matemática mais 24 questões distribuídas entre história, geografia, sociologia e filosofia.
A prova da 2ª série do Ensino Médio tinha peso de 30%. A avaliação de múltipla escolha tem peso 50% e a redação, 20%.
O que pode levar no dia da prova?
É preciso que o estudante leve um documento oficial com foto, não podendo ser xerox e, se for digital, deve ser apresentado no aplicativo oficial da documentação e uma caneta preta ou azul de corpo transparente.
É permitido levar lápis e borracha para os rascunhos, mas a folha de resposta deve ser preenchida com a caneta.
É permitido também levar lanches simples. Água, suco e refrigerante também são liberados.
Resultados
As notas individuais serão divulgadas a partir de 9 de janeiro de 2025. A primeira chamada para os futuros universitários está prevista para 20 de janeiro. Serão 15.390 vagas, sendo 1.500 na Universidade de São Paulo (USP), 934 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 nas Faculdade de Tecnologia (Fatecs) e 2.631 na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
O estudante que passar só será aprovado para uma vaga a cada chamada, se ele for convocado na primeira chamada para a segunda opção de curso, ele pode registrar a matrícula e informar que está esperando a segunda chamada.