Tetraplégica, senadora Gabrilli volta a andar em teste de exoesqueleto
Senadora Mara Gabrilli (PSD) caminhou durante teste realizado nos Estados Unidos com exoesqueleto: “Não sou a mesma pessoa”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1994, a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) voltou a andar, por meio de um exoesqueleto, durante testes com o aparelho feito nos Estados Unidos no começo desta semana.
A senadora estava nos EUA em missão para conhecer o aparelho, que é voltado para pessoas com alguma deficiência física.
“Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento. São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre”, disse a senadora, segundo sua assessoria, após o teste.
O exoesqueleto usado pela senadora é um projeto de três estudantes de engenharia fundadores da startup francesa Wandercraft.
A máquina, de nome Atalante, tem uma série de programações que permitem à pessoa movimentar-se de várias maneiras, como de lado, e inclui um sistema para manter o equilíbrio mesmo quando a pessoa se inclina para a frente.
Mara, que tem uma rotina de exercícios e fisioterapia para manter parte dos movimentos dos braços, conseguiu operar o maquinário sozinha.
A senadora defende a criação de “walk centers”, locais que funcionariam como centros de condicionamento físico ou de ginástica, para trazer equipamentos similares ao Brasil.