Testemunha afirma que artista esfaqueou fotógrafo pelas costas
Fotógrafo do coletivo Jornalistas Livres morreu após ser esfaqueado no apartamento do artista Vinícius Saavedra, no centro de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma testemunha afirmou em depoimento à polícia que o artista Vinicius Santos Saavedra, de 23 anos, teria atacado pelas costas o fotógrafo Felipe Ary de Souza, de 25 anos, conhecido como “Terremoto.”
Felipe morreu após ser esfaqueado por Vinícius durante uma festa, no apartamento do artista, o qual admitiu o crime em vídeo compartilhado na internet (veja abaixo).
A vítima e o autor das facadas tiveram um desentendimento e entraram em confronto. No imóvel, além deles, também estavam a namorada de Vinícius, Ivy Scarlet Fostes Jordan, e a testemunha, um estudante de 21 anos.
Após o fim da briga, o estudante afirmou à polícia que foi procurar seu calçado para ir embora. “Ao abaixar para pegar seu tênis, viu Vinícius pegar uma faca e ir em direção à Felipe que estava de costas para Vinícius”, diz trecho do depoimento da testemunha.
Afirmando ter ficado “apavorado com a cena”, a testemunha correu e gritou para que o porteiro do prédio chamasse a polícia.
Nos dias seguintes à morte do fotógrafo, a testemunha acrescentou ter sido procurada por Vinicius, em ligações telefônicas.
“Em algumas dessas vezes, Vinícius tentou convencer o declarante a dizer que teria sido tudo legítima defesa, dizendo que sua liberdade estaria nas mãos do declarante, pedindo para que decorasse o texto que enviaria por WhatsApp.”
O artista foi preso no último dia 12 e solto, no dia seguinte, após prestar depoimento, alegando legítima defesa.
Depoimento do autor
Em depoimento à polícia, Vinícius reforçou o que já havia dito em vídeo compartilhado na internet.
“Sou uma pessoa que literalmente só se defendeu. O cara tentou me matar na minha própria casa. Eu só defendi a minha casa e a minha mulher”, afirmou o artista.
De acordo com um áudio encaminhado por Vinícius a uma pessoa identificada como Vick, quando ainda estava internado, Terremoto foi até a casa do artista para beber, ouvir música e supostamente cheirar cocaína, com Ivis Scarlet e a testemunha.
Durante uma conversa, Vinícius e Felipe se desentenderam, depois que o fotógrafo ter supostamente afirmado não se importar em se relacionar com pessoas comprometidas.
Felipe teria intimado Vinícius, para que ambos fossem até a rua para brigar. Mas as agressões principiaram dentro do apartamento.
“Só que o Terremoto, por ele ser mais forte, mais grandão, ele conseguiu levar a melhor. Ele conseguiu me derrubar no chão. Ele conseguiu me enforcar. Só que no meio da confusão tinha uma faca, que caiu no chão, entendeu? Eu furei ele com a faca e ele me soltou. Ele pegou a faca e me furou também”, diz trecho do áudio.
Vinícius também apresenta ferimentos a faca e alega legítima defesa. Ele se mudou do apartamento onde feriu mortalmente Felipe, na República, logo após ter alta médica no último dia 10.
As investigações são feitas pelo 3º DP (Campos Elíseos). Segundo a delegacia, um Inquérito Policial já foi instaurado para apurar “todas as circunstâncias do caso.”
O corpo do fotógrafo foi sepultado nesse sábado (11/3) no cemitério Nova Cachoeirinha.