metropoles.com

Escritura de terreno do Parque do Bixiga é entregue à Prefeitura de SP

Próximo passo, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, é o lançamento do concurso público para definir o projeto ddo Parque do Bixiga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Desenho sob fotografia mostra imagem do Parque do Bixiga - Metrópoles
1 de 1 Desenho sob fotografia mostra imagem do Parque do Bixiga - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo — A Prefeitura de São Paulo assinou na manhã desta sexta-feira (6/9) a desapropriação do terreno do Parque do Bixiga, no centro da cidade. Agora, a escritura do terreno, que era propriedade do Grupo Silvio Santos, está no nome do poder público.

O parque era uma reivindicação de lideranças comunitárias da região central há décadas e havia sido uma das bandeiras do diretor de teatro Zé Celso Martinez, do Teatro Oficina, morto no ano passado, que fica ao lado do terreno que sediará o parque.

A presidente do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos, Renata Abravanel, disse que a cessão do terreno era um desejo de seu pai, o apresentador Silvio Santos, morto em 17 de agosto. “Essa negociação foi uma vontade também dele em permitir que a comunidade vizinha tenha um novo parque e desejamos que seja um excelente espaço de convivência e lazer para a população”, afirmou.

Em junho, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e o Grupo Silvio Santos fecharam um acordo para a criação do parque. Dias depois, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei incluindo a área no Plano Municipal de Parques.

Em agosto, a Prefeitura recebeu um cheque de R$ 65 milhões da Universidade Nove de Julho (Uninove) para a compra do terreno. O dinheiro foi entregue pela universidade após a Justiça ter homologado um acordo de R$ 1 bilhão com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), o maior de improbidade administrativa já fechado pelo órgão.

O próximo passo, segundo o Nunes, é a realização do concurso público de arquitetura para definir o projeto de implementação do Parque do Bixiga, nos moldes do realizado pelo governo do estado para a construção da nova sede administrativa na região central de São Paulo.

O concurso será realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira, Nunes disse que pretende lançar a concorrência até o final de setembro e iniciar as obras no início de 2025.

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, afirmou que “até o final do ano que vem, dependendo da complexidade do projeto” o Parque do Bixiga será entregue à população.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?