Termina demolição de “casarão das muletas”, palacete de 1913 em SP
Medida da prefeitura foi tomada por risco de colapso depois que casarão desabou parcialmente há cerca de 1 mês
atualizado
Compartilhar notícia
O imóvel conhecido como “casarão das muletas”, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo (SP), está completamente demolido. O processo foi autorizado há 1 mês depois de um desabamento parcial ocorrido em 13 de janeiro. A prefeitura de São Paulo decidiu destombar o imóvel por causa do risco de colapso.
Na ocasião, o Departamento do Patrimônio Histórico e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico entenderam que os danos estruturais sofridos pelo edifício, tombado em 2002, eram irreversíveis.
Fotos publicadas pela página São Paulo Antiga no Instagram mostram como estava a fachada do imóvel. Veja abaixo:
O palacete construído em 1913 estava desabitado e sem manutenção. O apelido de “casarão das muletas” vinha das estacas de madeira que serviam para escorar parte da construção, evitando o desabamento.
Na época do tombamento, a resolução destacou a importância histórica e urbanística da Bela Vista na estruturação da cidade de São Paulo e o grande número de edificações de “inegável valor histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo”.
Nesta quinta-feira (15/2), a reportagem do Estadão verificou que operários utilizavam uma retroescavadeira para retirar os últimos detritos e a terra do imóvel localizado na Rua Artur Prado, 376.