Temporal em SP: falta de energia elétrica afeta abastecimento de água
Segundo a Sabesp, problemas de abastecimento de água foram registrados na capital, na região do ABC e no interior paulista após temporal
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A falta de energia elétrica generalizada na Grande São Paulo, provocada por um forte temporal na noite dessa sexta-feira (11/10), afetou também a distribuição de água em diversas regiões do estado.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o abastecimento foi prejudicado nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André, Cotia e Cajamar.
As estações elevatórias e os equipamentos que transportam a água para locais mais altos, chamados boosters, foram afetados e a concessionária de energia, a Enel, foi acionada.
“A Sabesp orienta aos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais em toda a Região Metropolitana, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado”, afirmou a companhia, em nota.
Na capital, os bairros afetados são Vila Formosa, Jardim São Luiz, Capão Redondo, Morumbi, Americanópolis, Vila do Encontro, Parque Bologne, Interlagos, Grajaú, Parelheiros, Sapopemba, Cursino, Jardim Marilda, Vila Clara, Vila Romana, Ipiranga, Vila Jaguara, Pirituba, Parque Anhanguera, Vila Maria e Jaraguá.
Na região do ABC, problemas de abastecimento foram registrados nos bairros Vila Progresso, Miguel Ângelo, Vila Suíça, Gerassi e São Jorge, em Santo André; Vila Planalto e Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo; e Vila Gerty, em São Caetano.
As cidades de Cotia e Cajamar, no interior paulista, também apresentaram problemas nos bairros Jardim Atalaia, Jordanésia e Parque São Roberto, respectivamente.
“É importante o uso sem desperdícios do volume das caixas-d’água dos imóveis em toda a Grande São Paulo e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral. Os imóveis que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento”, informou a Sabesp.