Temporal provoca alagamentos em SP e deixa toda a cidade em atenção
Por causa da chuva forte, Corpo de Bombeiros já recebeu seis chamados de enchentes e 21 avisos sobre quedas de árvores na cidade
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O temporal que atinge São Paulo na tarde deste domingo (18/2) fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocasse toda a capital em estado de atenção para alagamentos (veja abaixo).
O alerta foi feito para toda a cidade às 14h40. De acordo com o CGE, há potencial para queda de granizo em Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, municípios a oeste da capital.
Bairros da zona oeste da cidade, como Perdizes, Pinheiros e Pompeia (na foto de destaque, carro atravessam área alagada no bairro), registraram vários pontos de alagamento.
Até 15h30, o Corpo de Bombeiros havia recebido seis chamados de enchentes ou alagamentos e 21 avisos sobre quedas de árvores.
A previsão é de que o tempo continue instável nas próximas horas. Podem ocorrer rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamentos.
A Defesa Civil de São Paulo também fez um alerta por causa da forte chuva. O órgão alertou para a ocorrência de raios, ventos fortes e granizo.
A recomendação é evitar transitar por áreas alagadas. Segundo a Defesa Civil, entre os principais riscos estão as correntezas que se formam a partir das chuvas intensas. Ele afirma que 15 centímetros de água são suficientes para derrubar e arrastar uma pessoa.
Além da capital, a Defesa Civil informou que o temporal atingiu diferentes regiões do interior do estado, como os municípios de Piedade, Guaratinguetá, Joanópolis, Campos do Jordão, Ribeirão Preto, Bauru, São Roque, Jundiaí e Bragança Paulista. Há relatos de ventania e raios.
Falta de energia
A chuva forte também provocou queda de energia e semáforos apagados em diversos pontos da cidade. Nas redes sociais, moradores da capital reclamaram do problema.
“Sem luz em casa na hora do derby (partida entre Palmeiras e Corinthians)…”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter). “Pelamordedeus hein, Enel. Não é por causa de uma chuva que é pra geral ficar sem luz”, disse outro.
Em nota ao Metrópoles, a Enel Distribuição São Paulo informou que as fortes chuvas afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente, na região Oeste.
“A companhia acionou preventivamente o plano operacional para contingências, com reforço de equipes de campo e manobras remotas na rede. Técnicos da distribuidora seguem trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível”, disse a Enel.