Temporal causa alagamentos em SP; zonas sul e oeste são mais atingidas
Chuva forte colocou todas as regiões da capital em estado de atenção; rajadas de vento chegaram a 52 km/h no aeroporto de Congonhas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um temporal colocou São Paulo em estado de atenção no meio da tarde desta terça-feira (18/4). Por volta das 17h30, ao menos seis pontos de alagamento atrapalhavam o retorno do paulistano para casa. As rajadas de vento passaram dos 52 km/h no aeroporto de Congonhas.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), seis pontos de alagamento impediam a travessia de veículos por volta das 17h, sendo três deles na região do Butantã (zona oeste), um na marginal Pinheiros e dois na avenida Ibirapuera (zona sul). Pela manhã, foram registrados 21 pontos de alagamento intransitáveis, também em decorrência das chuvas.
Os bombeiros informaram que, de meia-noite às 17h45, foram recebidos ao menos 40 chamados para atendimentos relacionados a quedas de árvores, principalmente em bairros da zona norte, como Tremembé, Santana, Vila Maria e Brasilândia. Segundo os bombeiros, apesar do temporal, não foram registrados desabamentos na cidade.
No fim da tarde, a chuva deu trégua e todas as regiões saíram do estado de atenção. Técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário afirma que ainda pode chover forte nas próximas horas, mas não tanto quanto pela manhã e à tarde. “Foi a chegada de uma frente fria, associada a uma área de instabilidade sobre o continente, no interior do estado. Aí, a gente teve essa chuvarada toda”, disse.
A média de chuvas para abril na capital paulista é de 63,1 mm. Sem contar a chuva desta tarde, São Paulo já havia registrado 49,8 mm no acumulado do mês.
Ao longo do dia, a zona oeste foi a região onde mais choveu, com 37mm acumulados. Em seguida, a zona norte (33,3 mm), centro (28 mm), zona leste (21 mm) e zona sul (17 mm).
A capital também teve fortes rajadas de vento, que chegaram a 52,6 km/h na região do aeroporto de Congonhas (zona sul), por volta das 17h. Em Cumbica, em Guarulhos, os ventos alcançaram 41,4 km/h no meio da tarde.