Tempestade tem queda de árvores e granizo; chuva no ABC alaga trilhos
Tempestade em SP provocou queda de árvores e de granizo na região metropolitana; a chuva no ABC provocou alagamento dos trilhos da CPTM
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A tempestade que atingiu São Paulo na tarde desta quarta-feira (31/1) provocou queda de granizo, alagamentos, derrubou árvores e deixou córregos na iminência de transbordamento. Além da capital, cidades da região metropolitana também foram afetadas pelo temporal. Chuva no ABC também foi forte.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 94 chamados para atendimento a quedas de árvores na Grande São Paulo das 15h às 17h36. Houve também seis chamados para socorro por causa das enchentes, principalmente em bairros da zona leste da capital paulista.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontou que os rios Verde e Aricanduva, além dos córregos Ponte Rasa e Mooca, todos na zona leste, estiveram na iminência de transbordamento enquanto chovia forte em toda a cidade de São Paulo.
Na capital paulista, houve registro de queda de granizo nos bairros do Ipiranga e na Capela do Socorro, além da região central e de pontos na zona norte. Também choveu granizo em cidades do ABC, como São Caetano do Sul.
Em São Caetano do Sul, a Defesa Civil estadual registrou 34 mm de chuva e a água invadiu os trilhos da Linha 10-Turquesa. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 15h38 e 16h14, a circulação dos trens foi interrompida por causa dos pontos de alagamento entre as estações Prefeito Saladino e Utinga.
Interior do estado
A Defesa Civil afirma que foram registradas rajadas de vento de 85 km/h na Grande São Paulo. Apesar da tempestade, não havia até as 18h chamados para ocorrências graves.
Na região metropolitana, Ferraz de Vasconcelos teve 61 mm de chuva nas últimas seis horas.
Outras regiões do estado que também registraram grande volume de chuvas são Bauru (54 mm), Monte Mor (50 mm) e Mogi das Cruzes (45 mm). Nas regiões de Bauru e Sorocaba, a Defesa Civil registrou ventos de até 60 km/h
A previsão para a quinta-feira (1º/2) é de dia típico de verão, com sol pela manhã e início da tarde, com pancadas de chuva, raios, ventos e possibilidade de tempestades de granizo ao longo do dia.
“Apesar dos atuais modelos meteorológicos não indicarem risco para acumulados expressivos, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que há condições para transtornos”, afirma a Defesa Civil, em nota.